Última edição do Encontros do Lab do semestre conta com Beth Saad

Última edição do Encontros do Lab do semestre conta com Beth Saad

A última edição do Encontros do Lab deste semestre conta com a Profa. Dra. Beth Saad para discussão com o tema “A relação complexa do jornalismo com as plataformas digitais”. O evento ocorre às 16:30h desta sexta-feira (4), no canal do YouTube do Lab404, e as notificações podem ser ativadas pelo link na bio. O evento será mediado por Amanda Nogueira(UFBA) e Frederico Oliveira(UFBA), doutorandos do Lab.

As plataformas sociais digitais ocupam hoje um espaço significativo no cotidiano social. Twitter, Facebook, Instagram, buscadores como o Google e mensageiros como o WhatsApp e Telegram concentram a audiência no meio digital e, como tal, acabam por constituirem-se como o primeiro canal de informação noticiosa para o público. Uma porta de entrada de público na rede que é modulada e algoritmizada conforme as estratégias comerciais. Especialmente Facebook e Google possuem atividades dirigidas à visibilização de conteúdos jornalísticos, seja por meio de parcerias com as marcas informativas, seja por meio de projetos de financiamento e apoio a inovações na área.

Por outro lado, as marcas jornalísticas hegemônicas e as recentes digital natives estabelecem suas presenças no meio digital de forma mais autônoma, buscando atrair sua audiência por meio de diferentes estratégias de relacionamento que, muitas vezes, colidem com os processos algoritimizados das plataformas.
Iremos “discutir a relação”, os paradoxos e possíveis convergências entre o jornalismo e as plataformas.

Elizabeth Saad (Beth Saad) é professora titular sênior da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Coordenadora do grupo de pesquisa COM+ – Comunicação, Mídias e Jornalismo Digitais. Tem formação na Universidade de São Paulo, sendo Doutora em Ciências da Comunicação, Mestre e Graduada em Administração de Empresas, com foco em pesquisas transdisciplinares nos campos das tecnologias digitais e comunicação. Atua na USP como docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, orientando mestrado, doutorado, além de supervisionar pós-doutorados. Autora de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais, sendo participante do book review team do periódico Digital Journalism (fator de impacto Q1). É consultora no campo das mídias digitais e estratégias de comunicação, atendendo empresas envolvidas com transformação digital. Também desenvolve treinamentos para profissionais e empresas envolvidos com o mundo digital.

Card Redes Sociais