Bolsas

SAIBA MAIS

Bolsas

A Comissão de Bolsas é responsável pela distribuição, manutenção e redistribuição das bolsas Fapesb, Capes e CNPq. A Comissão é constituída pela Vice-Coordenação do Póscom-UFBA, por um professor do quadro permanente indicado pelo Colegiado do Pós-Com-UFBA, um representante discente indicado pelos estudantes de Mestrado e um representante discente indicado pelos estudantes do Doutorado. A Comissão de Bolsas é presidida pela Vice-Coordenação do Póscom-UFBA. O Colegiado do Póscom-UFBA estabelece as normas de condução do processo que orientam as atividades da Comissão, levando em consideração a regulamentação em vigor das agências de fomento e as resoluções pertinentes ao tema formulados pelo Colegiado.

A Comissão realiza reuniões regulares para acompanhamento das atividades dos bolsistas e pode pedir esclarecimentos aos bolsistas e aos professores orientadores. Ao final de cada ano, os bolsistas encaminham um relatório de atividades para a Comissão de Bolsas com informações sobre o andamento da pesquisa, participação em eventos, publicações etc., que é avaliado por esta Comissão e pelo Colegiado do Programa. Os professores orientadores também devem enviar relatório específico. Este sistema tem sido eficiente e orienta a distribuição, o acompanhamento, a manutenção e a redistribuição de bolsas.

Critérios para distribuição das bolsas de alunos novos
  • Posição na ordem de classificação no processo de seleção
  • Não ter vínculo empregatício (observando as condições estabelecidas pelas agências de fomento)
  • Residir na região metropolitana de Salvador
  • Para cada bolsa concedida a um não-cotista deve ser concedida uma bolsa para um cotista, até o fim da lista de cotistas ou de não-cotistas.
  • Após a turma de calouros – isto é, a turma do ano corrente – ter recebido 6 (seis) bolsas, deve-se contemplar os estudantes veteranos que pleiteiam bolsas.
Outras informações
Critérios para continuidade da bolsa
  • Estar de acordo com os prazos previstos pelo Programa (exame de qualificação, entrega da tese ou dissertação, prazos de defesa).
  • Residir na região metropolitana de salvador, durante o período da bolsa.
  • Nos casos em que o vínculo empregatício for permitido, levar-se-á em consideração: a) atividade deve estar vinculada ao Projeto de Pesquisa (a atividade docente do candidato deve ser justificada pelo orientador); b) duração da atividade não poderá exceder 12 horas.
  • Participar das atividades dos grupos de pesquisa do Orientador ou de outro grupo indicado por ele.
  • Informação das disciplinas cursadas e notas finais das disciplinas. Os bolsistas não podem ter sido reprovados e a média das notas do semestre não pode ser inferior a 07 (sete).
  • Envio de relatório das atividades de pesquisa (confira o modelo), conforme prazos estabelecidos pela Comissão. Após a avaliação dos relatórios a Comissão de Bolsa indicará a continuidade ou substituição, após consulta ao/a orientador/a.
  • Anuência do orientador(a) por meio de relatório específico enviado para a Comissão de Bolsas.
Redistribuição de Bolsas

Os discentes não contemplados com bolsa, após cursar o primeiro semestre do respectivo Curso, podem formular a demanda por bolsas em mensagem que deve ser enviada para a Comissão, em qualquer tempo, pelos endereços  representacaoposcom@gmail.com e pos-com@ufba.br

Informações

Para informações sobre distribuição e renovação de bolsas, entrar em contato com a representação discente: representacaoposcom@gmail.com e/ou com a Comissão de Bolsas: comissaodebolsaposcom@gmail.com

Membros da Comissão de Bolsas

Informações sobre distribuição e renovação de bolsas, entrar em contato com:
Email: representacaoposcom@gmail.com  /   comissaodebolsaposcom@gmail.com

Profª. Lívia de Souza Vieira – Vice-Coordenadora – Representante da Coordenação
Prof. Fábio Sadao Nakagawa – Professor do Póscom-UFBA
Amanda Azevedo Sousa – Representante Discente do Doutorado
Laís Prado – Representante Discente do Mestrado