TRACC LANÇA SEU SITE

O Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC), do PósCom UFBA, acaba de lançar seu site, que pode ser acessado no www.tracc-ufba.com.br. O objetivo é o de concentrar e divulgar toda a produção científica e atividades periódicas do Centro.

Atualmente com 18 pesquisadores envolvidos, o TRACC tem como propósito lançar o olhar dos estudos culturais sobre as transformações na comunicação. A seção Produção Científica, responsável por reunir todos os artigos, capítulos de livros e apresentações em seminários, é organizada por autor e ano.

A seção Palimpsestos é o espaço da experimentação. Com o nome inspirado no papiro, cujo texto foi apagado para permitir um novo, a seção tem justamente esse espírito do fazer e do refazer, onde os pesquisadores exercitam a análise em críticas e resenhas sobre seus objetos de estudo ou sobre assuntos factuais.

Além disso, Agenda apresenta informações sobre todos os congressos, seminários e eventos que os integrantes do TRACC participam. As bases teórico-metodológicas que fundamentam os estudos do Centro de Pesquisa podem ser consultadas em Referências.

Sobre - O Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC) foi criado em 2015 e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. Coordenado pelas professoras Itania Gomes e Juliana Gutmann, o TRACC atualiza o agora extinto Grupo de Pesquisa em Análise de Telejornalismo (GPAT) e amplia sua ambição e seus propósitos: suas pesquisas não são mais marcadas por um objeto empírico específico (o telejornalismo), mas por desenvolver a reflexão dos estudos culturais sobre os produtos e os processos comunicacionais. Os conceitos metodológicos de modo de endereçamento, gênero midiático e estrutura de sentimento e a metodologia de análise desenvolvida pelo GPAT devem agora mostrar sua produtividade para a análise de um escopo mais amplo de produtos e processos comunicacionais.