Bolsas

A Comissão de Bolsas é responsável pela distribuição, manutenção e redistribuição das bolsas Capes e CNPq. A comissão é presidida pela coordenação do Curso e constituída pela vice-coordenação, por um professor do quadro permanente indicado pelo colegiado e um representante discente indicado pelos seus pares. O Colegiado do Curso estabelece as normas de condução do processo que orientam as atividades da Comissão, levando em consideração a regulamentação em vigor das agencias de fomento e as resoluções pertinentes ao tema formulados pelo colegiado do Programa. A Comissão realiza reuniões regulares com orientadores e discentes para informar sobre o sistema de distribuição das bolsas e acompanhamento das atividades dos bolsistas. Ao final de cada semestre, os bolsistas encaminham um relatório de atividades para a Comissão de Bolsas com informações sobre o andamento da pesquisa, participação em eventos, publicações etc., que é avaliado por esta comissão e pelo Colegiado do Curso. Este sistema tem sido eficiente e orienta a distribuição, o acompanhamento, a manutenção e a re-distribuição de bolsas tanto da Capes quanto do CNPq.

Critérios para distribuição das bolsas de alunos novos:

  • Posição na ordem de classificação no processo de seleção
  • Não ter vinculo empregatício
  • Residir na região metropolitana de salvador

Critérios para continuidade da bolsa

  • Estar de acordo com os prazos previstos pelo Programa (exame de qualificação, entrega da tese ou dissertação, prazos de defesa).
  • Residir na região metropolitana de salvador, durante o período da bolsa.
  • Nos casos em que o vinculo empregatício for permitido, levar-se-á em consideração: a) atividade deve estar vinculada ao Projeto de Pesquisa (a atividade docente do candidato deve ser justificada pelo orientador); b) duração da atividade não poderá exceder 12 horas.
  • Participar nos grupos de pesquisa do Orientador ou de outro grupo indicado pelo orientador.
  • Informação das disciplinas cursadas e notas finais das disciplinas. Lembramos que bolsistas não podem ter sido reprovados e a media das notas do semestre não pode ser inferior a sete.
  • Envio de relatório semestral das atividades de pesquisa (confira o modelo). Prazo de entrega dos relatórios: até 20 de junho e até 5 de dezembro de cada ano. A comissão de bolsa avaliara os relatórios dos bolsistas na ultima semana de junho e na segunda semana de dezembro. Após a avaliação dos relatórios a comissão de bolsa indicará a continuidade ou substituição, após consulta a/o orientador/a.
  • Bolsistas do CNPq devem apresentar prestação de contas anula da taxa de bancada (segundo modelo fornecido pela agencia de fomento)  acompanhada de fotocopia das notas.

Redistribuição de bolsas
Os discentes não contemplados com bolsa, após cursar o primeiro semestre do Curso, podem formular a demanda por bolsas em mensagem que deve ser enviada para a comissão, em qualquer tempo, pelo endereço pos-com@ufba.br

Comissão de Bolsas – informações sobre distribuição e renovação de bolsas, entrar em contato com a coordenação do Programa: Prof. Guilherme Maia (maia.audiovisual@gmal.com) ou com a comissão de bolsas:

- Prof. Guilherme Maia (maia.audiovisual@gmail.com)
- Prof.ª Juliana Gutmann (jugutmann@gmail.com)
- Ellen Guerra – Representante Discente do Mestrado (cerqueiraellen@gmail.com)
- João Senna Teixeira – Representante Discente do Doutorado (sennateixeira@gmail.com)