Jeder Janotti Jr. ministra conferência e lança os livros Levedação e O Videoclipe na Era Pós-Televisiva

Eventos / Notícia

Professor da Universidade de Pernambuco (UFPE) lança dois livros em Salvador, o seu primeiro romance e a sua pesquisa sobre videoclipe.

O professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Jeder Janotti, já foi muitas coisas, entre elas baterista e vendedor de livros. Hoje Pesquisador do CNPq e escritor de ficção, ele estará no programa de pós-graduação da Faculdade de Comunicação da UFBA no dia 5/12, às 16:00 h, onde falará sobre as relações entre os regimes de escuta, os artefatos técnicos e as transformações nos modos de escuta da música, na conferência “Regimes de Escutas Conexas: o público, o privado e suas inversões”.
Aproveitando a oportunidade, Jeder Janotti estará assinando os livros “Levedação” (Editora Titivillus, 111 páginas) e “O Videoclipe na Era Pós-televisiva” (Editora Appris, 69 páginas).
“O Videoclipe na Era Pós-televisiva” reflete sobre o videoclipe no atual contexto multiplataforma. Os autores apontam a necessidade de amplificar o que é identificado como videoclipe, considerando que o consumo musical está cada vez mais diverso devido aos aplicativos de streaming, e usam como exemplo os artistas Daniel Peixoto e Johnny Hooker.
Já “Levedação” é o romance de estreia de Jeder Janotti Jr. e se inspira na literatura beat e underground de Bukowski e Kerouac para contar a história de Paulo, que vai fazer doutorado-sanduíche no Canadá, mas tem dificuldades em se adaptar à cidade, por conta do clima frio e sua pouca intimidade com o idioma e em fazer novos amigos. O livro também conta com ilustrações em graphic novel de Tiago Acioli. Com humor ácido e muitas referências musicais como Iron Maiden, Black Sabbath, Sepultura, Slayer, Pantera, que fazem a trilha sonora do livro, “Levedação” mistura ficção com elementos biográficos do próprio escritor com uma narrativa despojada no ritmo do heavy metal.

Sobre o autor
Jeder Janotti Júnior nasceu em Vitória (ES), mora no Recife desde 2012, é professor do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pesquisador nas áreas de Música e Comunicação. É autor e organizador dos livros Aumenta que isso aí é rock and roll (E-papers, 2003), Heavy
metal com dendê (E-papers, 2004), Comunicação e música popular massiva (Edufba, 2006), Comunicação e estudos culturais (2011), Cenas Musicais (Anadarco, 2014) e Rock me like the devil: a assinatura das cenas musicais e das identidades metálicas (Simplíssimo, 2014).

Data: 05 de dezembro (quinta-feira)
Local: Programa de Pós-Graduação da Facom – UFBA – SALA 11 da Facom
Valores:
O livro “O videoclipe na era pós-televisiva” será vendido por R$30,00.
O livro “Levedação” será vendido por R$40,00.

LANÇAMENTO DUPLO DE LIVROS DE JEDER JANOTTI JR.