– Curso gratuito sobre Jornalismo de Dados

– Curso gratuito sobre Jornalismo de Dados

A Escola de Dados e o Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJOL) da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA) realizaram, de 24 de novembro até 28 de novembro o curso “Introdução ao Jornalismo de Dados”. O curso foi gratuito e faz parte do programa Partnership for Open Data (POD), uma parceria entre o Banco Mundial, o Open Data Institute e a Open Knowledge para acelerar a abertura de dados em países em desenvolvimento.
Trinta participantes foram selecionados. São estudantes de Comunicação, jornalistas e alunos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom), da Facom/UFBA.

A seleção dos candidatos avaliou o grau de experiência em Jornalismo e o potencial de aplicação dos ensinamentos, não sendo necessário conhecimento prévio em jornalismo de dados.
O curso incluiu um panorama sobre jornalismo de dados e uma apresentação das principais técnicas e ferramentas utilizadas para busca, extração, limpeza, interpretação e visualização de dados. Os alunos examinaram projetos publicados por grandes redações do mundo todo e também partiram de projetos próprios para produzir tabelas, gráficos, mapas e diagramas usando uma variedade de softwares, ferramentas web e scripts básicos de programação. A metodologia do curso envolveu aulas expositivas e atividades em grupo guiadas pelos tutores.
No total, foram 30h de atividades, divididas em cinco aulas oferecidas das 14h às 20h.
Entre os tutores estavam Marco Túlio Pires, jornalista e programador que coordena a Escola de Dados no Brasil; Rodrigo Burgarelli, repórter do jornal O Estado de S. Paulo com experiência em administração pública e jornalismo de dados; Juan Torres, editor do jornal Correio*; e Suzana Barbosa, professora do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Facom, e uma das coordenadoras do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online (GJOL).
A Escola de Dados é uma comunidade global que integra a rede da Open Knowledge Foundation e trabalha para capacitar organizações da sociedade civil, jornalistas e cidadãos para usar dados de forma eficaz em seus esforços para criar sociedades mais justas. Nossa missão é ensinar as pessoas a ter insights poderosos e criar histórias  interessantes, utilizando dados abertos.

Curso “Introdução ao Jornalismo de Dados”
Realização: Escola de Dados e Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online da
Faculdade de Comunicação | Universidade Federal da Bahia
Quando: de 24/11 a 28/11, de 14h às 20h;
Onde: Salas 1 e 2, da Faculdade de Comunicação (Campus Ondina).