Curso de metodologias qualitativas será oferecido aos estudantes do PósCom

Cursos / Notícia

Curso de metodologias qualitativas será oferecido aos estudantes do PósCom

Os desafios e potencialidades das metodologias qualitativas em pesquisas no campo da comunicação serão apresentados, entre os dias 03 e 05 de junho, aos estudantes do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (PósCom/UFBA). A iniciativa será capitaneada pelo professor Fábio Henrique Pereira, da Universidade de Brasília (UNB), em um curso que acontece sempre das 14h às 18h, na sala 6A da Faculdade de Comunicação (Facom). Não haverá inscrição prévia.

Intitulado de Metodologias Qualitativas de Pesquisa em Comunicação, o objetivo do curso é apresentar e discutir as possibilidades de aplicação da pesquisa qualitativa. Dentro desse processo estão inclusos a construção do objeto, a escolha dos métodos e técnicas de investigação e os procedimentos de análise dos dados gerados. “Vamos construindo com os estudantes o desenho da pesquisa: da pergunta à metodologia”, explica o professor Fábio Pereira.

A previsão é que o conteúdo seja dividido em três blocos. No primeiro, será apresentado o desenho metodológico da pesquisa qualitativa. No segundo momento o foco estará em técnicas e métodos, como a observação participante, grupo focal e entrevistas. No último encontro será a vez de discutir aspectos como análises, inferências e triangulação de dados. Todos os estudantes ganharão certificado, desde que tenham, no mínimo, 75% de participação.

INICIATIVA – O curso Metodologias Qualitativas de Pesquisa em Comunicação é uma iniciativa do Núcleo de Estudos em Jornalismo (Njor), grupo de estudo vinculado ao PósCom. A coordenadora do grupo, a professora Lia Seixas, assinala que uma enquete feita com estudantes do programa apontava o desejo de disciplinas focadas em metodologias qualitativas de pesquisa. Assim, surgiu a ideia de compartilhar a demanda com um professor especializado no assunto. “Estruturamos algo pensando nos estudantes”, assegura Lia.

Fábio Pereira é professor adjunto da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. É pesquisador associado do Centre de Recherches sur l’Action Politique en Europe (França), Centre de Recherches en Information et Communication (Bélgica) e do Centre de recherche interuniversitaire sur la communication, l´information et la société (Canadá). É autor do livro Jornalistas-intelectuais no Brasil (Summus 2011), e sua atuação engloba as áreas de sociologia profissional dos jornalistas, teoria do jornalismo e relações entre mídia e intelectuais.

O que: curso Metodologias Qualitativas de Pesquisa em Comunicação
Quando: 03 a 05 de julho
Onde: Faculdade de Comunicação da UFBa (Facom)
Público-alvo: estudantes do PósCom