25/08/2015 – Conferência com Steven Peacock (Universidade de Hertfordshire, Inglaterra) – “Estetica do Cinema e da Televisão”

Eventos / Notícia

“Estetica do Cinema e da Televisão” – Conferência com Steven Peacock (Universidade de Hertfordshire, Inglaterra)

O Programa de Pós-GraduaçãoemComunicação e CulturaContemporâneas da UFBA e o Grupo de PesquisaLaboratório de Análise de Teleficção (A-Tevê) convidam a todos para a conferência do prof. Steven Peacock, com o título “Estética do Cinema e da Televisão: do cinema clássico hollywoodiano à Era Digital”.

Steven Peacock é professor de Estética do Cinema e da Televisão na Universidade de Hertfordshire, Inglaterra, e autor de diversos livros sobre estilo em cinema e televisão, comoSwedish Crime Fiction: Novel, Film, Television (Manchester University Press, 2014), Hollywood andIntimacy: Style, Moments, Magnificence (Palgrave-Macmillan, 2011), e Colour(Manchester University Press, 2010).

Resumo:

Cinema e televisão são parte de nossas vidas cotidianas, e configuram-se como dois dos mais significantes aspectos de nossas vidas culturais atualmente. Ainda assim, suas conquistas estéticas e artísticas permanecem relativamente desconhecidas. Esta palestra irá traçar uma evolução da abordagem estética dos estudos de Cinema e Televisão, retirando exemplos de casos estudados em livros publicados pelo autor, Colour (2010) e Hollywood andIntimacy (2012). Considerará a habilidade do cinema de colocar elementos estilísticos – cor, movimentos de câmera, edição, performance, música e iluminação – numa relação de significação em constante transformação.

Data: 25/8/2015
Local: Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA

Obs.: A conferência será realizada em língua inglesa.