Cineclube Nanook encerra ciclo “Corpos-Território” com André Lemos

Notícia

Cineclube Nanook encerra ciclo “Corpos-Território” com André Lemos

O Cineclube Nanook realiza, na próxima quinta-feira, 07 de dezembro de 2023, às 17h, no Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA a última sessão do ciclo Corpos-Território, com a exibição de dois curtas documentais: Why Cybraceros? de Alex Rivera (México, 1997, 4 min.) e Alive in Joburg de Neill Blomkamp (África do Sul, 2005, 6 min.). Após exibição, o debate terá a presença do escritor, professor e pesquisador André Lemos com mediação de Alfredo Villas-Bôas.

SOBRE OS CURTAS

Enquanto o primeiro curta (Why Cybraceros?) aborda questões referentes ao tele-trabalho a partir da apropriação crítica de cenas do documentário promocional Why Braceros? (1959), produzido pelo Ministério da Agricultura dos Estados Unidos, o segundo (Alive in Joburg) utiliza imagens de arquivo associadas a imagens de computação gráfica e atuação de personagens ficcionais em alusão aos conflitos étnico-raciais da década de 1990 ocorridos em Johanesburgo (África do Sul). Embora de períodos e localidades distintas, os curtas se aproximam ao trazer a convergência da estética do documentário e da ficção-científica como forma de abordar questões referentes a migrações e conflitos étnicos em distintos territórios.

SOBRE OS CONVIDADOS

Após a exibição dos filmes, o público está convidado a participar de um debate com a presença de André Lemos, professor titular da Facom/UFBA, diretor do Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço (Lab404/Póscom) e membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD). Doutor em Sociologia pela Université René Descartes, Paris V, Sorbonne, André Lemos também é membro fundador da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCIBER) e autor de diversos livros, sendo o mais recente “A Tecnologia é um Vírus. Pandemia e Cultura Digital” (Sulina, 2021). A mediação do debate será conduzida por Alfredo Villas-Bôas, pesquisador do Laboratório de Análise Fílmica (LAF/Póscom) que desenvolve pesquisa sobre teorias da imagem e do imaginário, estética da comunicação, cinema fantástico e ficção científica e que trata dos curtas exibidos em seu corpus de análise.

DO PROJETO

Cineclube Nanooké um projeto de extensão desenvolvido por pesquisadores do Nanook, núcleo de estudos em documentário do Laboratório de Análise Fílmica (LAF), grupo de pesquisa em cinema e audiovisual do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Culturas Contemporâneas (Póscom), da UFBA. Organizado em ciclos temáticos, o projeto acontece, uma vez por mês, em formato híbrido (presencial e online) com o objetivo de construir um espaço de aprendizado e experiências acerca do universo do documentário. Coordenado pela professora Morgana Gama, pós-doutoranda do programa, e supervisionado pelo prof. José Francisco Serafim, o projeto tem, desde agosto de 2021, o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFBA e, em 2023, foi contemplado na Chamada de Apoio à Extensão na Pós-Graduação 2023.

Redação por: Grace Stolze e Morgana Gama

SERVIÇO

O quê? Cineclube Nanook – VI Ciclo “Corpos-Território”
Quando: Quinta, 07 de dezembro, às 17h
Onde: Auditório da Facom/UFBA, com transmissão do debate pelo Canal do LAF no Youtube
Quanto: Gratuito
Contatos:
Instagram: @Cineclubenanook
Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=0rjUcYj-3gY
Site do LAF: http://laf.poscom.ufba.br
E-mail: cineclubenanook@gmail.com

Nossos canais de comunicação:
Facebook | Youtube | Boletim LAF | Site