Cineclube Nanook encerra ciclo “Corpos-Território” com André Lemos
5 de dezembro de 2023 2023-12-05 10:22Cineclube Nanook encerra ciclo “Corpos-Território” com André Lemos
O Cineclube Nanook realiza, na próxima quinta-feira, 07 de dezembro de 2023, às 17h, no Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA a última sessão do ciclo Corpos-Território, com a exibição de dois curtas documentais: Why Cybraceros? de Alex Rivera (México, 1997, 4 min.) e Alive in Joburg de Neill Blomkamp (África do Sul, 2005, 6 min.). Após exibição, o debate terá a presença do escritor, professor e pesquisador André Lemos com mediação de Alfredo Villas-Bôas.
SOBRE OS CURTAS
Enquanto o primeiro curta (Why Cybraceros?) aborda questões referentes ao tele-trabalho a partir da apropriação crítica de cenas do documentário promocional Why Braceros? (1959), produzido pelo Ministério da Agricultura dos Estados Unidos, o segundo (Alive in Joburg) utiliza imagens de arquivo associadas a imagens de computação gráfica e atuação de personagens ficcionais em alusão aos conflitos étnico-raciais da década de 1990 ocorridos em Johanesburgo (África do Sul). Embora de períodos e localidades distintas, os curtas se aproximam ao trazer a convergência da estética do documentário e da ficção-científica como forma de abordar questões referentes a migrações e conflitos étnicos em distintos territórios.
SOBRE OS CONVIDADOS
Após a exibição dos filmes, o público está convidado a participar de um debate com a presença de André Lemos, professor titular da Facom/UFBA, diretor do Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço (Lab404/Póscom) e membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD). Doutor em Sociologia pela Université René Descartes, Paris V, Sorbonne, André Lemos também é membro fundador da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCIBER) e autor de diversos livros, sendo o mais recente “A Tecnologia é um Vírus. Pandemia e Cultura Digital” (Sulina, 2021). A mediação do debate será conduzida por Alfredo Villas-Bôas, pesquisador do Laboratório de Análise Fílmica (LAF/Póscom) que desenvolve pesquisa sobre teorias da imagem e do imaginário, estética da comunicação, cinema fantástico e ficção científica e que trata dos curtas exibidos em seu corpus de análise.
DO PROJETO
O Cineclube Nanooké um projeto de extensão desenvolvido por pesquisadores do Nanook, núcleo de estudos em documentário do Laboratório de Análise Fílmica (LAF), grupo de pesquisa em cinema e audiovisual do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Culturas Contemporâneas (Póscom), da UFBA. Organizado em ciclos temáticos, o projeto acontece, uma vez por mês, em formato híbrido (presencial e online) com o objetivo de construir um espaço de aprendizado e experiências acerca do universo do documentário. Coordenado pela professora Morgana Gama, pós-doutoranda do programa, e supervisionado pelo prof. José Francisco Serafim, o projeto tem, desde agosto de 2021, o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFBA e, em 2023, foi contemplado na Chamada de Apoio à Extensão na Pós-Graduação 2023.
Redação por: Grace Stolze e Morgana Gama
SERVIÇO
O quê? Cineclube Nanook – VI Ciclo “Corpos-Território”
Quando: Quinta, 07 de dezembro, às 17h
Onde: Auditório da Facom/UFBA, com transmissão do debate pelo Canal do LAF no Youtube
Quanto: Gratuito
Contatos:
Instagram: @Cineclubenanook
Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=0rjUcYj-3gY
Site do LAF: http://laf.poscom.ufba.br
E-mail: cineclubenanook@gmail.com
Nossos canais de comunicação:
Facebook | Youtube | Boletim LAF | Site