Título: “A animação seriada infantil e os condicionantes dos processos criativos dos gestores nas produtoras independentes brasileiras”
Autor: Natacha Stefanini Canesso
Ano: 2020
Resumo: Esta tese tem o objetivo de identificar e discutir os condicionantes dos processos criativos dos gestores responsáveis pelas produtoras independentes e pela realização das obras de animação seriada infantil selecionadas na Chamada Pública BRDE/FSA PRODAV 01/12. Apresenta o cenário de desenvolvimento do mercado brasileiro de animação para televisão no qual os gestores das obras passaram a captar recursos para produção através de programas de fomento, a buscar incentivos fiscais e prospectar parcerias comerciais dentro e fora do país. Em um primeiro momento, o trabalho trata dos processos criativos dos gestores com a perspectiva de que os resultados obtidos com as obras não podem er atribuídos ao processo de criação de um indivíduo, mas da combinação de repertórios, conhecimento, estímulos que se relacionam com o ambiente e se apropriam, exploram e reconfiguram os recursos disponíveis resultando em ações, produtos e serviços diversos, originais e pertinentes. Para tal defesa, articulam-se os conceitos de ‘rede e empresas’, ‘domínio’ e ‘campo’, selecionados de Csikszentmihalyi (1996) e Gruber (2005), autores da psicologia, aos conceitos de ‘campo social’ e ‘habitus’ de Bourdieu (1984; 2002; 2005; 2011; 2012) e de mundo social’ e ‘figuração’ de Couldry e Hepp (2017), autores da sociologia. A convergência atribuiu centralidade ao conceito de ‘domínio’, que relaciona a prática cotidiana das diversas funções necessárias para a realização de uma obra de animação seriada; os conhecimentos específicos dos gestores das obras; o acúmulo de capital cultural e simbólico dos indivíduos e, consequentemente, reconhecimento e desenvolvimento das produtoras independentes no mercado de animação; o diálogo dos gestores com outras áreas, que pode atribuir novas conformações às suas práticas cotidianas. O ‘domínio’ também permite compreender a relação constante entre os condicionantes internos e externos dos processos criativos na gestão da obra. Os condicionantes, por sua vez, são apontados no segundo momento do trabalho através da narrativa do contexto político-histórico nacional de desenvolvimento do mercado de produção seriada de a imação infantil; e na relação com as lógicas dos gestores das produtoras independentes nacionais no d senvolvimento, produção e comercialização dos projetos de animação seriada, presente no terceiro momento da tese. Os condicionantes foram identificados após a revisão de literatura de processos criativos e dos princípios de marketing (KOTLER, KELLER, 2016; KOTLER, ARMSTRONG, 2015), através da observação do mercado de animação seriada infantil e realização de entrevistas com gestores das obras produzidas a partir da Chamada Pública BRDE/FSA PRODAV 01/12. São discutidos os seguintes condicionantes externos: leis, programas de fomento, eventos (feiras e festivais), coprodução, comercialização/distribuição, divulgação/comunicação; e o diálogo constante com os condicionantes internos, inerentes à produtora: perfil (produtora de conteúdo, estúdio de animação ou produtora), localização geográfica, conhecimentos e experiência da equipe. A partir da análise dos processos criativos, definiu-se ‘domínio do gestor da nimação seriada infantil’ como o intercâmbio entre cargo, funções, conhecimentos específicos, relaci namento e conhecimento do mercado de animação seriada, relacionamento e conhecimento de outros mercados, capitais cultural e simbólico. Os domínios dos gestores operam na relação com os condicionantes citados e colaboram com resultados distintos nos portfólios de cada uma das produtoras independentes brasileiras investigadas. Enquanto contexto, a conclusão é de que está sendo construído um cenário nacional promissor para a animação seriada infantil no Brasil, mas não há uma indústria de animação nacional consolidada.
Palavras-chave: mercado brasileiro de animação; animação seriada infantil; processos criativos na
animação seriada; gestão da animação seriada.