Título: A IMERSÃO COMO CATEGORIA ESTRUTURANTE E
INDUTORA DE INOVAÇÕES NO JORNALISMO EM REDES
DIGITAIS
Autor: ADALTON DOS ANJOS FONSECA
Ano: 2020
Resumo: Esta tese tem como propósito a análise de processos de mudanças e inovações no jornalismo
em redes digitais tendo como foco o conceito de imersão. Parte-se de um diagnóstico de que o
conceito de jornalismo imersivo tem uma forte perspectiva tecnológica nas pesquisas
acadêmicas e no mundo do trabalho que sublima diversas dimensões da relação entre jornalismo
e imersão. Argumenta-se que a imersão é uma categoria estruturante e indutora de inovações
no jornalismo em redes digitais. A investigação encaminha-se pelas dimensões da produção e
das estratégias narrativas e atencionais. A metodologia de abordagem qualitativa consiste na
combinação do método histórico com o modelo teórico-conceitual dos estudos de caso,
utilizando a análise documental, entrevistas semiestruturadas e análise da narrativa de produtos.
O corpus empírico é formado por sete peças jornalísticas, de distintos formatos como grande
reportagem multimídia, newsgame e realidade virtual, publicadas em meios local (Correio*),
nacionais (Estadão, UOL e Vice Brasil) e internacionais El País (Espanha), The Guardian
(Reino Unido) e Univision Notícias (EUA), escolhidas por terem sido premiadas ou
referenciadas em trabalhos acadêmicos. O tratamento teórico-conceitual inclui os Estudos do
Jornalismo, aspectos da Narratologia, além dos conceitos de imersão, atenção e inovação
abordagens oriundas de diversos campos científicos. Entre os principais achados da pesquisa
estão: a) a evidência de que a atividade jornalística que explora a categoria da imersão de modo
extenso se baseia em uma epistemologia da experiência na prática profissional e na adoção de
estratégias sintetizadas na proposta das narrativas densas; b) a emergência do impacto como
alternativa complementar à tarefa da mensuração editorial; e c) a imersão no jornalismo tem
potencial de conduzir inovações sociais como técnica e como uma relação estabelecida entre
usuários e produtos.
Palavras-chave: Inovação no Jornalismo, Imersão no Jornalismo, Jornalismo Imersivo,
Jornalismo em Redes Digitais, Ecologia da Atenção.
Referência: