O PósCom teve desempenho considerado excelente em avaliação periódica realizada pela CAPES — Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
15 de setembro de 2022 2023-11-15 10:37O PósCom teve desempenho considerado excelente em avaliação periódica realizada pela CAPES — Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
O PósCom teve desempenho considerado excelente em avaliação periódica realizada pela CAPES — Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Em avaliação referente ao período de 2017 a 2020, o programa foi avaliado com nota 6, conceito que expressa a excelência do programa a nível internacional.
O PósCom até então mantinha a nota 5, conceito “muito bom” e nota máxima para PPGs que ofertam apenas turmas de mestrado. O parâmetro já era considerado de excelência, uma vez que apenas a partir da edição de 2007/2009 foram introduzidos os conceitos 6 e 7.
Segundo o coordenador do Colegiado do PósCom, Wilson Gomes, a nota reflete, além da qualidade, o impacto internacional do programa. “Nós cumprimos todos os requisitos de um curso excelente, mas para além disso demonstramos possuir uma grande capacidade de internacionalização”, destacou o professor.
“A nota 6 revela que temos interação com outros países e outros grupos de pesquisa de mesmo nível, com um impacto na sociedade, mas sobretudo nas redes internacionais”, completou Gomes.
Os cursos avaliados pela CAPES recebem uma nota final em uma escala de 1 a 7. A avaliação, além de critério para a renovação do reconhecimento, também funciona como referência para a distribuição de bolsas e recursos para o fomento à pesquisa.
Para Michelle Almeida, secretária do colegiado do PósCom, o resultado reflete o empenho em colocar em evidência toda a produção intelectual, técnica e artística, de docentes, discentes e egressos do programa, ao longo dos 4 anos de avaliação. A aferição exigiu trabalho minucioso da técnica-administrativa, responsável em grande parte pela coleta e inserção de dados na plataforma da CAPES em conjunto com uma comissão.
“Foi uma alegria para o programa, após um trabalho árduo de coleta criteriosa, alcançar essa nota. Isso implica em maior verba, maior número de bolsas, algo necessário para que o programa continue funcionando bem”, explica Michelle.
Neste semestre, o PósCom segue com inscrições abertas até o dia 16/09 para a seleção de alunos regulares do semestre 2023.1.
Saiba mais: https:www.facom.ufba.br