Divulgação – Produção do Póscom selecionada para publicação como livros oriundos de teses e dissertações pelo Selo Editorial PPGCOM/UFMG

Eventos / Notícia

Divulgação – Produção do Póscom selecionada para publicação como livros oriundos de teses e dissertações pelo Selo Editorial PPGCOM/UFMG

  • Foi divulgado nesta quarta-feira, 14/12/2022, o Resultado final da Chamada 001/2022, de livros oriundos de teses e dissertações para publicação em 2023, do Selo Editorial PPGCOM/UFMG. De acordo com os coordenadores Bruno Souza Leal e Juarez Guimarães Dias, “a demanda altamente qualificada, conforme apreciação da Comissão Avaliadora” conduziu o Selo a “ampliar o número de livros contemplados, de 10 (dez) para 17 (dezessete), no limite máximo possível”.

    Entre os trabalhos selecionados para publicação como livros e, portanto, reconhecidos neste contexto pela sua excelência, encontram-se 3 teses e 4 dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, totalizando 7 dos 17 livros contemplados a partir de pesquisas desenvolvidas na UFBA (destaque em negrito abaixo). Além disso, uma das atuais estudantes de doutorado do nosso programa teve sua dissertação de mestrado, defendida em outra instituição, contemplada no mesmo processo (destaque em itálico abaixo). Reproduzimos abaixo o resultado completo divulgado pelo Selo PPGCOM/UFMG, com nossos destaques acima mencionados destacados:

    Livros oriundos de teses:

    Class. Autor/a Título do trabalho
    Márcio Barbosa As marcas da rua: Experiências decoloniais de consumo no hip-hop
    Raquel Dornelas Dos crimes sexuais aos crimes patriarcais: a violência contra a mulher na imprensa
    Helen Fontes Rádio endereçado a jovens: Reestruturação do mercado carioca e contradições na disputa pela
    audiência do futuro
    Seane Melo O oculto revelado: as matrizes discursivas do jornalismo investigativo no Brasil
    Hadriel Teodoro Dinâmicas comunicacionais de (in)visibilidade na imigração LGBTQIA+
    Tess Chamusca O GNT faz seu gênero? Uma abordagem cultural da marca televisiva
    Leonardo Pastor Seguindo a experiência: uma etnografia diante da prática de selfie
    Francisco José Pereira A sonoridade do cinema moderno brasileiro

    Livros oriundos de dissertações:

    Class. Autor/a Título do trabalho
    Paloma Fleck Segmentação e convergência no rádio: uma análise de conteúdo das redes sociais de emissoras comerciais dedicadas ao jornalismo e ao entretenimento
    Renato Alban Dissidências sexuais e de gênero em produções audiovisuais para crianças
    Ricardo de Alcântara Dantas O comum em Brasília: paradoxos da cidade sistêmica
    Alexandre Souza da Silva Wakanda forever: reivindicações de afrofuturos em torno do Pantera Negra Chadwick Boseman
    Liliana Rocha Análise crítica de pornografias feministas: diálogos com os Feminismos e ressignificações da sexualidade
    Carolina Resende Haja consciência! A comunicação diante do suicídio
    Caio Amaral da Cruz Lady Gaga à brasileira: pop, performance e paródias
    Daniel Faria Afetos na música em Salvador – Territorialidades, gêneros musicais e identidades
    Morena Melo Feminilidades em disputa: articulações entre gênero musical e identidade de gênero