UFBA sedia congresso sobre Democracia Digital

Cursos / Eventos / Notícia

UFBA sedia congresso sobre Democracia Digital

Conferência de abertura debate desinformação em perspectiva internacional e poderá ser acompanhada presencialmente ou pelo YouTube

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD) promove, entre os dias 08 e 11 de novembro, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/Ufba), o International Conference INCT.DD 2022. O encontro reunirá pesquisadores e especialistas de todo o país para debater sobre transparência digital, parlamento digital, redes sociais, campanhas online, entre outros assuntos relacionados à área de atuação do instituto.

 

Embora o evento seja direcionado aos pesquisadores da rede, a conferência de abertura, Desinformação em Perspectiva Comprada, ministrada pela professora Nicole Curato, da Universidade de Camberra, na Austrália, poderá ser acompanhada pelo público em geral. A palestra acontecerá no dia 08 de novembro às 19h, no auditório da Facom. Os professores Wilson Gomes, coordenador do INCT.DD, e Ricardo Fabrino, da Universidade Federal de Minas Gerais, também participarão do debate inicial. Quem preferir, poderá acompanhar as discussões no canal do YouTube do INCT.DD.

 

Durante os quatro dias de evento, mais de trinta pesquisas serão apresentadas divididos pelos temas Governo Digital e Democracia Digital; inteligência artificial, algoritmos e plataformas; transparência pública e parlamento digital; política online; e eleições. O encontro também discutirá questões institucionais.


Sobre o INCT.DD


O INCT.DD agrega diversos grupos e laboratórios de pesquisa nacionais e internacionais dedicados a explorar meios e modos de usar a tecnologia para produzir mais (e melhor) democracia. Com o laboratório central e a coordenação na Facom/UFBA, o Instituto conta com 50 pesquisadores-doutores, entre professores nacionais e internacionais. No total, estão envolvidas na rede do projeto 39 instituições (universidades, centros de pesquisa e laboratórios), sendo 16 brasileiras e 23 estrangeiras.

card - congresso 2022 nicole card - congresso 2022