Mini-Curso de Dramaturgia do Audiovisual – Teoria e prática (aulas em inglês)
29 de novembro de 2013 2023-11-15 10:41Mini-Curso de Dramaturgia do Audiovisual – Teoria e prática (aulas em inglês)
Mini-Curso de Dramaturgia do Audiovisual – Teoria e prática (aulas em inglês)
Curso proposto para interessados com conhecimento na área da dramaturgia.
Ministrado pela professora doutora Kerstin Stutterheim
Babelsberg Film University – Alemanha
Professora de Dramaturgia e Estética na HFF – Universidade do Filme e da Televisão Konrad Wolf em Postdam-Babelsberg. Membro da Academia Alemã do Filme. Diretora e fundadora do Instituo de Pesquisa em Arte na HFF. Publicou diversos livros e artigos e apresentou comunicações sobre filme e história do cinema em vários congressos nacionais e internacionais. Realizadora de documentários desde 1992.
Inscrições: No NICOM (FACOM), por e-mail: nicom@ufba.br.
Apresentar um breve currículo (em português) e um resumo sobre o interesse pelo curso (em português e inglês).
Número de vagas – 20 (processo de seleção)
Informações por email: nicom@ufba.br e por telefone 3283 6182.
Inscrições até o dia 05/12.
Resultado: dia 06/12.
I) Seminário teórico
Panorama de Dramaturgia para Ficção ; Séries e Documentários
De 9 a 13 de dezembro de 2013
Horário: das 18h30 às 21h30 horas
Local: FACOM – sala a ser informada
Dramaturgia para filmes enquanto tais – dramaturgia como o segredo de Storytelling, dramaturgia explícita e implícita; dramaturgia como uma ferramenta para a escrita, direção e análise. Regras básicas e modelos variáveis. Não há bíblia ou receita, mas algumas experiências que alguém pode observar e utilizar como modelos. Rápido panorama sobre a “Forma fechada” = também chamada de dramaturgia aristotélica ou modelo clássico hollywoodiano. De onde ela vem, o que ela significa, como nós lidamos com ela hoje. Para que ela serve?
1) “Forma aberta” ou cinema poético: raízes, oportunidades, de onde vem, como utilizar, para que tipos de filmes / histórias / estéticas;
2) A “forma fechada” será explicada através de exemplos como O dia do Chacal; o cinema épico com Europa, Europa, Lawrence da ArÁbia, Crepúsculo dos deuses; e a forma aberta / o cinema poético será explicado com A INFÂNCIA DE IVAN de A.Tarkovski;
3) Dramaturgia no cinema documentário – O HOMEM COM A CÂMERA, Humphrey Jennings (Diary for Timothy ou Britain Calling), The End of Time, Nostalgia de la Luz e alguns dos meus filmes.;
4) Dramaturgia para séries: dramaturgia horizontal e vertical; explicada através de exemplos como Sherlock (BBC), ReGenesis(série canadense), Arne Dahl, ‘Borgen’ (Dinamarca 2010-2013), Miami Vice, Homeland;
5) Dramaturgia em produções pós-modernas. A estética e dramaturgia pós-moderna são baseadas em aspectos estéticos específicos: forma aberta, fuga da ilusão de realidade, jogo, citações, e outros a serem explicados nessa palestra. Ela não é desenhada acidentalmente, mas mais um tipo de arte conceitual na produção cinematográfica audiovisual.
II) Prática dramatúrgica
De 16 a 18 de dezembro de 2013
Horário: das 18h30 às 21h00
Local: FACOM – sala a ser informada
Na sessão prática, nós discutiremos conceitos de filmes, trabalhando a análise de uma sequência específica de um dos filmes brasileiros ou internacionais contemporâneos que os estudantes poderão escolher;
Adicionalmente, os estudantes escreverão o primeiro conceito de um filme que eles gostariam de realizar, descrevendo antes de tudo sua aproximação ou conceito dramatúrgico ou estético.