Seleção Aluno Regular 2024

seleção

Aluno Regular 2024

Seleção 2024 (em andamento)
Matrículas

A matrícula oficial em disciplinas ocorrerá no período de 15 a 23/02/2024 e não é necessário comparecer à Secretaria.

Até o dia 15 de janeiro deverá ser enviado para o e-mail pos-com@ufba.br,  caso haja pendência, o diploma (frente e verso) ou o certificado de conclusão da graduação (com colação de grau) ou o histórico escolar (caso seja egresso da UFBA) fornecido pelo Colegiado de Graduação, por se tratar de trâmite interno da Universidade (Conforme orienta o Edital de Seleção).

Com exceção dos documentos pendentes, não é necessário o envio de qualquer outro documento, pois já foram enviados no momento da inscrição.

No primeiro semestre do curso a matrícula é feita de forma online pela Secretaria e, nos semestres seguintes, cada discente faz a própria matrícula através da plataforma SIGAA.
Até o dia 08 de fevereiro a Secretaria enviará um e-mail com todas as informações de matrícula, oferta de disciplinas e a indicação de quem será o/a Orientador de cada discente, para que seja feito um contato prévio para ajustar quais disciplinas serão cursadas no semestre. Feito esse contato até o dia 15/02, os/as Orientadores enviarão as autorizações de matrícula para a Secretaria, que fará o registro na Plataforma.

Informações sobre bolsas: a partir de fevereiro.

As aulas terão início a partir do dia 11/03/2024.

Sobre Pendência de Documentos:

  • MESTRADO: O(a) candidato(a) só poderá efetuar a matrícula no curso mediante a apresentação do diploma (frente e verso) ou do certificado de conclusão da graduação (com colação de grau) até 22 de janeiro de 2024. Para a matrícula no Mestrado, o(a) estudante de graduação da UFBA deve ter em seu histórico escolar no campo “conclusão de curso” o registro de “cumpriu
    grade” ou “graduado”. Desse modo, a comprovação pode ser feita através do histórico escolar fornecido pelo Colegiado de Graduação, por se tratar de trâmite
    interno da Universidade. Quando se tratar de aluno(a) estrangeiro(a), o diploma (ou
    equivalente) deve estar devidamente autenticado pela autoridade consular brasileira
    no país de expedição do documento e traduzido no Brasil por tradutor público
    juramentado (não se aplica às línguas francas utilizadas no ambiente de formação
    acadêmica e de produção de conhecimento universitário, tais como inglês, francês e
    espanhol).
  • DOUTORADO: Diploma de Mestrado (frente e verso) ou ata de
    defesa da dissertação de Mestrado. O(a) candidato(a) só poderá efetuar a matrícula no curso mediante a apresentação do diploma (frente e verso) ou do
    certificado de conclusão do mestrado até 04 de março de 2024.

Maiores informações sobre procedimentos: Acesse o FAQ

18/12/2023 - Resultado definitivo após procedimento de heteroidentificação
28/11/2023 - Resultado final , em ordem de classificação, e convocação para etapa de heteroidentificação

Resultado Final da Seleção Regular Mestrado e Doutorado – 2024

Resultado Final – Mestrado – Seleção Regular 2024

Todos(as) os(as) candidatos(as) aprovados(as) no Mestrado foram classificados dentro do número de vagas da Ampla Concorrência, não sendo, portanto, necessária a convocação para o procedimento de heteroidentificação.

Resultado Final – Doutorado – Seleção Regular 2024

O Candidato Cícero Bernar da Silva Muricy, classificado/a na modalidade das cotas reservadas a pessoas pretas/pardas, conforme Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, e seus instrumentos regulamentares (Decreto nº 7.824, de 2012 e Portaria Normativa nº 18, de 2012 do MEC), que dispõem sobre a implementação das reservas de vagas em instituições federais de educação superior, deverá realizar os procedimentos para a Heteroidentificação Presencial Complementar à Autodeclaração como Pessoa Negra (Preta ou Parda) que será realizada pela comissão constituída, no dia 15/12/2023, conforme o edital. O envio dos documentos deverá ser feito do dia 05/12/2023 até 23:59 do dia 07/12/2023. 

Edital de Convocação para o Procedimento de Heteroidentificação Presencial Complementar à Autodeclaração como Pessoa Negra – Póscom

Escalonamento para procedimento de heteroidentificação presencial

28/11/2023 - Resultado dos recursos à última etapa da seleção
21/11/2023 - Resultado da etapa de entrevistas - em ordem de classificação

Candidatos/as aprovados na etapa de entrevistas, em ordem de classificação:

Candidatos/as Aprovados – Mestrado

Candidatos/as Aprovados – Doutorado

01/11/2023 - Resultado da 2ª Etapa: Prova de Proficiência em Inglês

Resultado da 2ª Fase da Seleção Regular (Proficiência em Inglês):

Mestrado – Candidatos/as Aprovados/as.

Doutorado – Candidatos/as Aprovados/as.

Gabarito da Prova de Proficiência em Inglês – Acesse aqui

Conforme o edital da seleção, a lista de candidatos(as), com cronograma informando dia e horário de cada entrevista, será divulgada nessa página até o dia 10 de novembro de 2023, sendo a ordem destas sessões definida pela Comissão de Seleção, de acordo com a agenda dos seus integrantes.

As entrevistas serão realizadas entre os dias 13 e 17 de novembro de 2023, por videoconferência e de modo síncrono (em plataforma a ser definida por cada Comissão de Seleção), e registradas em áudio e/ou áudio e vídeo. O link para a sala de entrevistas será enviado a cada candidato/a por e-mail, até um dia antes da entrevista.

30/10/2023 - Resultado dos recursos da 1ª etapa: Análise de Projetos
27/10/2023 - Orientações para a prova de proficiência em Inglês

Conforme consta no edital de seleção, a prova de inglês acontecerá no dia 31 de outubro de 2023, das 9h às 10h30, de forma remota. O link da sala foi enviado por e-mail a cada candidato/a que deverá realizar a prova.

Caso o/a candidato/a não tenha recebido o link da sala, deverá enviar um e-mail para o pos-com@ufba.br até às 17h do dia 30/10 (segunda-feira), para informar e solicitar o envio.

Seguem algumas recomendações:
– A prova terá formato múltipla escolha, em plataforma online;
– É permitida a consulta a dicionários Português-Inglês-Português;
– O/a candidato/a deverá alcançar a nota mínima 7,0 (sete);
– A reprovação na Prova de Inglês elimina o/a candidato/a da seleção;
– Na oportunidade, é possível que seja solicitada a apresentação do documento de identificação com foto;
– A câmera do dispositivo usado para responder a prova deve ficar ligada durante todo o período de permanência na sala.
– Os candidatos devem providenciar todos os recursos necessários para a realização da prova, tais como água, papel, caneta, antes do começo da prova, de modo a não se ausentar da frente da câmera durante a realização da prova.
– Pedimos que os candidatos entrem na sala 10 minutos antes do horário previsto para o início da prova.

20/10/2023- Relação de candidatos/as aprovados/as na primeira fase: Análise de Projetos

Relação de candidatos/as aprovados/as na primeira fase do Processo Seletivo Regular 2024 (Análise de Projetos):

Projetos Aprovados – Doutorado – Seleção Regular 2024

Projetos Aprovados – Mestrado – Seleção Regular 2024

Em caso de interposição de recurso à primeira fase:

Solicitar através do e-mail pos-com@ufba.br a ficha de avaliação do projeto.

Recurso referente ao resultado da análise do projeto (Etapa 01) deve ser postado através da Área do Candidato, localizada no Portal Público do SIGAA (https://sigaa.ufba.br/sigaa/public/processo_seletivo/login.jsf), até o dia 24 de outubro de 2023 e as respostas serão publicadas no site do Póscom até o dia 30 de outubro de 2023.
Para Interposição de recurso: acesse http://sigaa.ufba.br -> STRICTO SENSU -> Área do Candidato – Processo Seletivo > acesse com CPF e senha ou clique em “Meu primeiro acesso” para gerar senha > Meus Recursos Interpostos. Selecione a etapa, digite o texto do recurso, com os argumentos, e clique em “Cadastrar Recurso”.

20/10/2023- Dispensa da Prova de Proficiência em Inglês

Após análise dos documentos e deliberação da Coordenação, são listados abaixo os nomes dos/as candidatos/as que tiveram o atestado de proficiência em Inglês deferido, conforme exigências do Edital de Seleção.

Estão dispensados/as da prova de Inglês os/as candidatos/as listados/as nos arquivos abaixo:

Dispensa Prova de Inglês – Mestrado – Seleção Regular 2024

Dispensa Prova de Inglês – Doutorado – Seleção Regular 2024

SEGUNDA FASE – Na segunda etapa, os(as) candidatos(as) serão avaliados em relação aos seus conhecimentos de inglês, por meio de prova a ser realizada no dia 31 de outubro de 2023, das 9h às 10h30.

25/09/2023 - Composição das comissões de avaliação do processo Seletivo Regular 2024

Comissão da Avaliação de Projetos:

-Todos/as os/as Docentes de cada linha de pesquisa.

Comissão da Prova de Proficiência em Inglês:
– Prof. André Lemos
– Prof. Samuel Barros

Comissão da Fase de Entrevistas:

Mestrado
– Prof. Leonardo Figueiredo Costa
– Prof.ª Juliana Gutmann
– Prof.ª Lívia Vieira

Doutorado
– Prof.ª Lia Seixas
– Prof. José Francisco Serafim
– Prof. José Carlos Ribeiro

Inscrições homologadas – Mestrado
Inscrições homologadas – Doutorado

Conforme o Edital de Seleção:

2.3.2 É responsabilidade dos(as) candidatos(as) acompanhar as publicações nos referidos endereços eletrônicos.

3.3.6 A lista de projetos aprovados será divulgada no dia 20 de outubro de 2023, no endereço http://www.poscom.ufba.br/selecao-2024/, juntamente com a lista de candidatos(as) cujo certificado de proficiência apresentado foi validado pelo programa, conduzindo à dispensa da segunda etapa.
3.3.7 A interposição de recurso referente ao resultado da primeira etapa deve ser registrada na Área do Candidato, localizada no Portal Público do SIGAA, até o dia 24 de outubro de 2023, os recursos serão julgados pelos(as) docentes do programa, reunidos(as) conforme suas respectivas linhas de pesquisa, e o resultado dos recursos será publicado no endereço http://www.poscom.ufba.br/selecao-2024/ até 30 de
outubro de 2023.

20/09/2023 - Inscrições Homologadas

Relação definitiva das inscrições homologadas – Processo Seletivo Regular 2024.

Inscrições homologadas – Mestrado
Inscrições homologadas – Doutorado

Conforme o Edital de Seleção:

2.3.2 É responsabilidade dos(as) candidatos(as) acompanhar as publicações nos referidos endereços eletrônicos.

3.3.6 A lista de projetos aprovados será divulgada no dia 20 de outubro de 2023, no endereço http://www.poscom.ufba.br/selecao-2024/, juntamente com a lista de candidatos(as) cujo certificado de proficiência apresentado foi validado pelo programa, conduzindo à dispensa da segunda etapa.
3.3.7 A interposição de recurso referente ao resultado da primeira etapa deve ser registrada na Área do Candidato, localizada no Portal Público do SIGAA, até o dia 24 de outubro de 2023, os recursos serão julgados pelos(as) docentes do programa, reunidos(as) conforme suas respectivas linhas de pesquisa, e o resultado dos recursos será publicado no endereço http://www.poscom.ufba.br/selecao-2024/ até 30 de
outubro de 2023.

13/09/2023 - Resultado das inscrições

Resultado das Inscrições – Seleção Regular Mestrado 2024

Resultado das Inscrições – Seleção Regular Doutorado 2024

Conforme o Edital da Seleção, 2.12.1 A interposição de recurso em relação à homologação de inscrição e aos pedidos de isenção da taxa de inscrição pode ser realizada, no máximo, até o dia 15 de setembro de 2023, por meio da Área do Candidato, localizada no Portal Público do SIGAA. (https://sigaa.ufba.br/sigaa/public/processo_seletivo/login.jsf ).

Candidatos/as que tiveram a inscrição indeferida e quiserem recorrer, deverão obrigatoriamente preencher o recurso na Área do Candidato no SIGAA e enviar os documentos pendentes para o e-mail pos-com@ufba.br.

2.12.1.1 Se necessário, é facultado ao(à) candidato(a) que tiver seu pedido de isenção da taxa de inscrição indeferido efetivar o pagamento da inscrição até o dia 15 de setembro de 2023, devendo o(a) candidato(a) interpor recurso no mesmo prazo por meio da Área do Candidato, localizada no Portal Público do SIGAA e enviar o comprovante do pagamento até essa data para o e-mail pos-com@ufba.br.

Professores com vagas para orientação

PROFESSORES COM VAGAS PARA ORIENTAÇÃO:

A disponibilidade de vagas não significa a obrigatoriedade de seleção de estudantes (conforme item 1.3 do edital).

1. André Luiz Martins Lemos
2. Edson Fernando Dalmonte
3. Fábio Sadao Nakagawa (apenas mestrado)
4. Guilherme Maia de Jesus
5. Itania Maria Mota Gomes
6. Ivanise Hilbig de Andrade
7. José Carlos Santos Ribeiro
8. José Francisco Serafim
9. Juliana Freire Gutmann
10. Leonardo Figueiredo Costa (apenas mestrado)
11. Leonor Graciela Natansohn
12. Lia da Fonseca Seixas
13. Lívia de Souza Vieira (apenas mestrado)
14. Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro
15. Samuel Anderson Rocha Barros
16. Suzana Oliveira Barbosa
17. Tarcísio de Sá Cardoso (apenas mestrado)
18. Wilson da Silva Gomes

Edital

 

Edital Retificado (PDF)  Retificação de 28/08/2023 (Alterações referentes à data final para envio de certificado de proficiência em Inglês e ao documento que comprova a conclusão de curso de Mestrado para candidatos/as ao Doutorado).

Cronograma Retificado – Retificação de 28/08/2023

Acesse o edital (PDF)

ANOS ANTERIORES