Seminário Internacional Performance e Experiência Estética

Seminário Internacional Performance e Experiência Estética

08 de outubro de 2012, das 09h às 18h, no auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA

O Seminário Internacional Performance e Experiência Estética acontece no auditório da Faculdade de Comunicação e é promovido pelo Pós-Com/UFBA, como conseqüência dos debates travados no GT Comunicação e Experiência Estética da Compós, e da articulação com os programas pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federal de Minas Gerais.

Programação:
Mesa I – Benjamim Picado (UFF) e Jorge Cardoso Filho (UFRB/UFBA)
09h – 11h
1. Dois regimes da paixão na imagem: a intensificação do acontecimento e os ritmos visuais de uma ação. Benjamim Picado (Universidade Federal Fluminense).

2. Experiências estéticas com o Rock: performances e gravações. Jorge Cardoso (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/ Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas).

Mesa II – Carlos Mendonça (UFMG) e Isabela Paes (UFMG/Institut Mines Télécom)
14h-16h
3. O corpo em performance e a cena expandida: dispositivos de medialidade e comunicação performativa. Carlos Camargos Mendonça (Universidade Federal de Minas Gerais)

4. Produção da experiência estética e construção do performer. Isabela Paes (atriz e pesquisadora pós-doutoral)

16h30min
As possibilidades das performances para a comunicação da pesquisa.
Jean-Luc Moriceau (Professor no Institut Mines Telecom/TEM Research/Organization studies)