Aluno estrangeiro

Nas normas da Universidade Federal da Bahia, a seleção de aluno estrangeiro para cursar programas de pós-graduação se dá mediante processo de seleção que é feito com critérios estabelecidos pelo Colegiado de curso de cada Programa.

De qualquer forma, é necessário que o candidato preencha certos requisito para postular uma vaga, que são os seguintes:

  1. ser cidadão de país com o qual o Brasil mantenha relações diplomáticas;
  2. não possuir visto permanente no Brasil;
  3. apresentar diploma de graduação em curso superior;
  4. apresentar certificado de proficiência em língua portuguesa (celpe-brasil);
  5. apresentar curriculum vitae;
  6. enviar a documentação para inscrição na UFBA através de uma embaixada do Brasil em seu país de origem.

O Colegiado do Programa deverá enviar à Câmara de Pesquisa e Pós-graduação da UFBA, uma solicitação de vagas para alunos estrangeiros, dentro de um limite de até 20% do total de vagas oferecidas para a seleção de alunos regulares, até o mês de outubro (no nosso caso, como oferecemos 10 vagas anuais para o doutorado, esse contingente extra é de 4 vagas).

No caso da avaliação, a indicação é de que o candidato encaminhe o seu projeto de pesquisa a um professor que possa orientar a sua pesquisa, de modo a que o mesmo se pronuncie, junto ao Colegiado do Programa, sobre a possibilidade ou não de ser seu orientador de estudos e pesquisa.

Uma vez obtida esta anuência, o Programa solicitará as vagas à Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação e o candidato deverá encaminhar toda a documentação necessária à UFBA, através da embaixada do Brasil em seu país.

O governo brasileiro oferece bolsas para estudantes de países da América Latina e Caribe, África, Ásia e Oceania cursarem a Pós-Graduação no Brasil. Informações detalhadas podem ser encontradas no site da CAPES (Programa de Estudante-Convênio de Pós-Graduação – PEC-PG) e na embaixada do Brasil em seu país, onde elas deverão ser solicitadas. Para concorrer a essas bolsas, que garantem a admissão no nosso Programa de Pós-Graduação, é preciso enviar um projeto de pesquisa a ser desenvolvido no Mestrado ou no Doutorado e que deverá resultar na Dissertação ou na Tese, e o Currículo. O projeto deve ser coerente com as nossas linhas de Pesquisa (Comunicação e Política; Cibercultura; Análise de Produtos e Linguagens da Cultura Mediática). Após a avaliação do Projeto, o Programa poderá emitir a Carta de Aceitação, necessária para pedir a Bolsa. O prazo é sempre o mês de julho, para ingresso no ano seguinte. Além dessa forma, o estudante poderá inscrever-se para seleção anual para ingresso no Programa, cujo edital é divulgado no site a partir do segundo semestre (agosto). As inscrições geralmente são em setembro e a seleção entre outubro e novembro. Para estudantes estrangeiros exige-se um exame de proficiência em Português, que será feito na UFBa (CELPE-Bras, ver no site do MEC), prova de inglês e o projeto de pesquisa a ser desenvolvido. Neste caso, não há concessão prévia de bolsa.

Resolução nº 02/03 – Dispõe sobre a oferta de vagas para estudantes estrangeiros nos cursos de pós-graduação stricto sensu da UFBa.