Aluno Especial

Atualizado em 04/12/2014

Edital de Seleção Alunos Especiais 20151

 

Atualizado em 31/07/2014

Resultado da Seleção de Alunos Especiais 2014.2 (Em ordem alfabética).

Matrículas: 27 a 29 de agosto de 2014 – (Imprimir o boleto no link http://www.sgc.ufba.br/sgcboleto/matriculas.htm e realizar o pagamento no Banco do Brasil. Levar o comprovante do pagamento à Secretaria do Póscom para confirmar a matrícula)
Início das aulas: A partir de 25 de agosto de 2014.
Observação: De acordo com o item II do edital de seleção, “O candidato, mesmo que seja aprovado em duas disciplinas, deverá matricular-se em apenas uma, à sua escolha”. Nesse caso, o aluno que foi aprovado em mais de uma disciplina deverá enviar um e-mail ao pos-com@ufba.br, informando em qual disciplina desejará efetivar a matrícula.

Alunos Selecionados: 

COM543 – CIBERESPAÇO, COMUNICAÇÃO E CULTURA
Profs. Drs. José Carlos Santos Ribeiro e Leonor Graciela Natansohn
Quinta-feira – das 14h às 18h

Bárbara Carvalho Gomes
Caio Cordeiro Mariniello
Daniel Silva dos Santos
Fernanda Regina Venâncio Gama
Leonardo Assunção Bião Almeida
Leonardo Carvalho Santos
Loraíne Michella Vivas da Anunciação
Osimara da Silva Barros
Ricardo Nunes Pereira
Simone Serpa Frömel
Tacila Aparecida Mendes Reis
Tiago Ribeiro Nery
Veronica Lima Ramos
Vinicio de Oliveira Oliveira

COM 524 – TEMAS EM COMUNICAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEAS
Profª. Dra. Ludmila Moreira Macedo de Carvalho
Sexta-feira – das 14h às 18h

Daniel Froes Souto Maior
Elva Fabiane Matos do Valle
Isolda Cecília Lima Libório
Leonardo Assunção Bião Almeida
Morgana Gama de Lima
Sofia Pedreira Federico

COMA78 – CIBERPOLÍTICA E CIBERDEMOCRACIA
Prof. Dr. Wilson da Silva Gomes
Quarta-feira – das 15h às 19h

Gabriella Maia Almeida
Larissa Pinho de Castro Oliveira
Leonardo Santa Inês Cunha
Rafael Soeiro da Silva Paolilo

 

 

Atualizado em 30/07/2014

Resultado – Será publicado no dia 31/07/2014, a partir das 16h.

Atualizado em 24/07/2014

Edital de Seleção Alunos Especiais 20142
(Atualizado com Conteúdo Programático das disciplinas)

Disciplinas: http://www.poscom.ufba.br/disciplinas-2014-2/

Atualizado em 07/07/2014

Edital de Seleção Alunos Especiais 20142
Inscrições: 21 a 25/07/2014

 

 

Atualizado em 21/02/2014

Resultado da Seleção de Alunos Especiais 2014.1 (Em ordem alfabética).
Matrículas: 19 a 21 de março de 2014 – (Imprimir o boleto no link http://www.sgc.ufba.br/sgcboleto/matriculas.htm e realizar o pagamento no Banco do Brasil. Levar o comprovante do pagamento à Secretaria do Póscom para confirmar a matrícula)

Início das aulas: 17 de março de 2014

COM 520 – Economia da produção de Bens Simbólicos
Profs. Drs. Fábio Ferreira e Maria Carmem Jacob
Terça-feira – das 14h às 18h

Amanda Aouad Almeida
Luis Fernando Lisboa Rodrigues
Milene Moura Sampaio
Naiá Braga da Luz
Natacha Stefanini Canesso

COM511 – Linguagens da Comunicação e da Cultura
Profs. Drs. Jorge Cardoso Filho e Juliana Gutmann
Sexta-feira – das 14h às 18h
Tema: Performance e gêneros midiáticos: abordagens teórico-metodológicas

Antônio Marcus Lima Figueiredo
Marília Moreira da SIlva
Maurício José de Souza Amorim
Rosane Oliveira Sampaio
Tess Chamusca Pirajá

Disciplina COM544 – Temas em Cibercultura
Prof. Dr. André Lemos
Sexta-feira – das 14h às 18h

Ellen Guerra Cerqueira
Fabio Costa de Souza
Fabíola Oliveira Santos Silva
Gabriel Gonçalves de Oliveira
Jucarlos Alves Santos
Lenilde Pacheco de Souza
Loraine Michella Vivas da Anunciação
Lorena Moreira Soares de Souza
Mairan dos Santos Reis
Rafaela Dantas da Silva
Robson Carneiro Conceição
Sofia Pedreira Federico
Soriany Simas Neves
Taiane Nascimento Nazaré
Tiago Ribeiro Nery
Wilde Dias Barreto Barros

 

Atualizado em 21/02/2014

O resultado da seleção será publicado até as 17 horas de hoje, 21/02/2014.

Atualizado em 20/01/2014

Verifique retificação no edital:
A disciplina COM544 – Temas em Cibercultura será ministrada pelo Prof. Dr. André Lemos nas sextas-feiras, das 14h às 18h, e não às terças-feiras, como constava no edital.

Edital de Seleção Alunos Especiais 20141

Atualizado em 05/12/2013

Edital de Seleção Alunos Especiais 20141

Inscrições de 27 a 31/01/2014.

Atualizado em 05/12/2013

As inscrições para a seleção de Alunos Especiais ocorrerão no período entre 27 a 31/01/2014.
Aguarde publicação do edital.

 

RESULTADO DA SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS – 2013.2

Conforme Edital, “o candidato, mesmo que seja aprovado em duas disciplinas, deverá matricular-se em apenas uma, à sua escolha”. O candidato aprovado em mais de uma disciplina deverá enviar um e-mail ao endereço pos-com@ufba.br , informando em qual disciplina deverá ser matriculado.
As matrículas ocorrerão nos dias 07 e 08 de outubro de 2013.
Local: o mesmo estabelecido para as inscrições.
Horário: das 08h às 13h.
A matrícula consiste apenas na entrega do comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
Taxa de matrícula: deverá ser paga através de boleto bancário, no valor de R$60,00 (sessenta reais) para Mestrado e R$80,00 (oitenta reais) para Doutorado, disponível no site da SGC (http://www.sgc.ufba.br/sgcboleto/matriculas.htm).

Início das aulas: a partir de 07 de outubro de 2013.

Não haverá segunda lista.

CANDIDATOS SELECIONADOS:

(EM ORDEM ALFABÉTICA)

DISCIPLINA COMA63
PROFESSOR MAHOMED BAMBA
TERÇAS-FEIRAS – 14H ÀS 18H

ALEXANDRE MARINHO SAMPAIO
ELLEN FREITAS FERREIRA
KATARINA KELLY BRITO CASTRO
MARIA DOLORES BASTOS LABORDA
RANY DIAS DE SOUZA
REYNALDO CARILO CARVALHO NETTO
SURIA SEIXAS NEIVA
TESS CHAMUSCA PIRAJÁ

DISCIPLINA COMA65
PROFESSORA LIA SEIXAS
QUINTAS-FEIRAS – 14H ÀS 18H

ADALTON DOS ANJOS FONSECA
ANA PAULA DE OLIVEIRA NOBRE
ELLEN GUERRA CERQUEIRA
IBIRAJARA SOUZA VIDAL
JUSSARA BORGES ALVES
LUCIARA CONCEIÇÃO PINHEIRO DOS SANTOS
NADIA SILVA MORAGAS
PAULA BASTOS DA SILVA
PHILIPE COSTA MONÇÃO
REYNALDO CARILO CARVALHO NETTO
SARA MARIA CARDOSO GOMES

DISCIPLINA COMA74
PROFESSORAS GRACIELA NATANSOHN / MALU FONTES
TERÇAS-FEIRAS – 14H ÀS 18H

ADALTON DOS ANJOS FONSECA
ELLEN GUERRA CERQUEIRA
EURICO OLIVEIRA MATOS NETO
ISABELLE VIANA FELIX
JUCARLOS ALVES SANTOS
PAULA BASTOS DA SILVA
PHILIPE COSTA MONÇÃO

 

 

Edital de Seleção Alunos Especiais 20132 

Reabertura Período de Inscrições – 2012.2

Edital de Seleção Alunos Especiais 20122

Edital de Seleção de Alunos Especiais 20121

 

SELEÇÕES ANTERIORES:

RESULTADO DA SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS – 2011.2

Candidatos aprovados, por disciplina, em ordem alfabética:

COMA79 – POLÍTICAS DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO
Dia da semana: quinta-feira – 14h às 18h
Profs. Othon Fernando Jambeiro e Fábio Ferreira

ANDRÉ LUIZ ALMEIDA SILVA NERY
FAUSTA JOAQUINA CLARINDA DE SANTANA
GABRIEL MONTEIRO DUARTE CERQUEIRA
ISABEL CRISTINA FEITOSA VILLELA
LUCIANO QUINTÃO ATAIDE
MARIA CLARA DULTRA DE SOUZA
SIMONE CAFÉ RIBEIRO DOS SANTOS

COMA74 – TEMAS EM CIBERESPAÇO, COMUNICAÇÃO E CULTURA
Dia da Semana: sexta-feira – 14h às 18h
Profª. Maria Lucineide Andrade Fontes

ANDRÉ LUIZ FERREIRA BARBOSA
ANDREWS FERREIRA PEDRA BRANCA
ARLA CRISTIANE COQUEIRO
CLAUDIA DE MATOS GALANTE
GABRIELA MACIEL DE PAULA GARCIA
JOSÉ CARLOS PEIXOTO JÚNIOR
MAINA PINILLOS PRATES
PATRÍCIA BARROS MORAES
WLADMIR PINHEIRO FREIRE LIMA

COMA69 – TEMAS EM PRÁTICAS DA ANÁLISE DE PRODUTOS E
LINGUAGENS DA CULTURA MEDIÁTICA
Dia da semana: Terça-feira – 14h às 18h
Profs. Itania Gomes e José Francisco Serafim

ANA PAULA NUNES DE ABREU
DENISE MARIA MOTA DIAS RABELO
EURO PREDES DE AZEVEDO JUNIOR
KARINA DE ARAUJO SILVA
SARA MARIA CARDOSO GOMES
SAVANA DE CARVALHO CALDAS
TATIANA LEVIN LOPES DA SILVA
VAGNER FERNANDES

COM525 – TEMAS EM TEORIAS CONTEMPORÂNEAS DA COMUNICAÇÃO E DA CULTURA
Dia da semana: Quarta-Feira – 14h às 18h
Profs. Lia da Fonseca Seixas e Suzana Oliveira Barbosa

DANIELLA AMANCIO ARAGÃO MOREIRA LIMA
IÊDA MARIA M. TOURINHO
MARIA ÍSIS SANTOS E SANTOS
MARIANA GUEDES CONDE
NAARA LIMA NORMANDE
ÚRSULA YGLESIAS

INÍCIO DAS AULAS: 15 de agosto de 2011
MATRÍCULA: 16 e 17 de agosto de 2011
TAXA DE MATRÍCULA: Deverá ser paga através de boleto bancário, no valor de R$60,00 (sessenta reais) para mestrado e R$80,00(oitenta reais) para doutorado, disponível no site da SGC (http://www.sgc.ufba.br/sgcboleto/matriculas.htm)

 

 

ALUNO ESPECIAL

Edital de Seleção Alunos Especiais 2011.2

O Aluno Especial é o estudante que, após aprovado no processo seletivo específico, cursa a disciplina do Mestrado ou do Doutorado, com a obrigação de cumprir todas as atividades, sem, no entanto, receber título de Mestre ou de Doutor. O aluno terá número de matrícula e histórico escolar com as suas notas, carga horária e creditação. Se o aluno tiver interesse em cursar o Mestrado ou o Doutorado, posteriormente poderá solicitar o aproveitamento desses créditos adquiridos.

Conforme §1º do Artigo 14 das Normas Complementares dos Cursos de Pós- Graduação, “o aluno especial poderá matricular-se em até 04 (quatro) disciplinas, respeitando o limite máximo de 02(duas) disciplinas por semestre”.

Se o candidato já tiver cursado 4 disciplinas como aluno especial na UFBA, não poderá cursar nenhuma outra disciplina.

1-DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA A INSCRIÇÃO – AUTENTICADAS

a) Documentação Geral – envelope 1

a.1 – Cópia do Diploma ou atestado institucional de conclusão da graduação (autenticados). Para o Doutorado, entregar também cópia do diploma do Mestrado ou Ata de Defesa da dissertação. O candidato que estiver aguardando recebimento do diploma deverá apresentar atestado de conclusão do curso ou atestado de provável concluinte, apenas para a inscrição. Se aprovado, deverá apresentar imediatamente o atestado de conclusão de curso ou o diploma. – AUTENTICADA.

a.2 – 1 Cópia do Histórico de Graduação – AUTENTICADA;

a.3 – 1 Cópia do RG – AUTENTICADA;

a.4 – 1 Cópia do CPF – AUTENTICADA;

a.5 – 1 Cópia do Título Eleitoral ou Comprovante de Quitação com a Justiça Eleitoral – AUTENTICADA;

a.6 – 1 Cópia do Certificado de Reservista (para homens) – AUTENTICADA;

a.7 – Comprovante original do pagamento da taxa de inscrição.O boleto deverá ser retirado no site: http://www.sgc.ufba.br/sgcboleto/inscricao_selecao.htm e pago no Banco do Brasil;

a.8 – Ficha de Inscrição e ficha cadastral (ao final deste edital) integralmente preenchidas e assinadas.

b) Documentação por disciplina pleiteada – envelope 2

Um envelope lacrado (identificado em etiqueta com o nome do candidato e a disciplina) para cada disciplina pleiteada.

b.1 – Currículo resumido (Lattes ou curriculum vitae)

b.2 – Cópia do histórico de Graduação

b.3 – Carta (máximo de duas páginas), direcionada ao professor da disciplina, explicitando as razões que o levaram a se inscrever, mencionando as relações entre a temática a ser abordada na disciplina e sua experiência anterior ou seus projetos profissionais.

Os envelopes deverão ser postados juntos na mesma correspondência.

A UFBA cobra uma taxa de R$30,00 (trinta reais) para o Mestrado e R$40,00 (quarenta reais) para o Doutorado para a inscrição na seleção, independente do número de disciplinas. A taxa deverá ser paga exclusivamente no Banco do Brasil, através de boleto bancário disponível no site: (http://www.sgc.ufba.br/sgcboleto/inscricao_selecao.htm).

OBSERVAÇÕES

1. A documentação deverá ser postada em envelopes fechados e devidamente identificados com o nome do candidato e disciplina pleiteada, sendo um envelope com a Documentação Geral (item a) e outro(s) destinado(s) ao professor da(s) disciplina(s) solicitada(s) com os documentos do item b. O candidato deverá juntar os envelopes e posta-los em uma única correspondência.

2. Este edital é auto-explicativo. O conteúdo dos envelopes é de inteira responsabilidade do candidato. Inscrições com pendência de documentos serão automaticamente excluídas do processo de seleção;

3. A ficha de inscrição e a ficha cadastral deverão ser preenchidas integralmente e assinadas pelo candidato;

4. A documentação geral dos candidatos não selecionados poderá ser resgatada pelos mesmos junto à Secretaria do Programa, até 30 dias após a divulgação do resultado. Após esse período, os documentos serão descartados.

5. Conforme §1º do Artigo 14 das Normas Complementares dos Cursos de Pós-Graduação, “o aluno especial poderá matricular-se em até 04 (quatro) disciplinas, respeitando o limite máximo de 02 (duas) disciplinas por semestre”.

O número de vagas para Alunos Especiais nas disciplinas dependerá da matrícula dos alunos regulares, sendo disponibilizadas aproximadamente 05 vagas.

6. De acordo com o Regimento Interno do Programa, a forma e os critérios de seleção para cada disciplina ficam a cargo do professor responsável.

7. O processo de seleção consistirá da análise do currículo apresentado e de um texto justificando seu interesse pela disciplina. O professor poderá, a seu critério, acrescentar outro mecanismo de seleção a ser divulgado. O Programa não possui modelo padronizado de cartas a serem apresentadas.

8. As aulas são ministradas na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, Campus de Ondina.