Segunda edição do Comdis fortalece pesquisas do Póscom-UFBA

Segunda edição do Comdis fortalece pesquisas do Póscom-UFBA

Promovido pelos estudantes, evento estimula colaboração entre o corpo discente.

release (2)

A  segunda edição do Comdis (Seminário Discente do PósCom) acontece entre os dias 2 e 6 de abril de 2018, no auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA, no campus de Ondina, em Salvador. O encontro – aberto ao público, gratuito e com emissão de certificado – conta com as apresentações das pesquisas de teses e dissertações em andamento nas áreas de Comunicação e Cultura Contemporâneas.

O evento consolida-se  como momento de abertura do primeiro semestre do ano letivo e de integração dos discentes do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia – PósCom-UFBA, servindo também de recepção para os recém-ingressos dos cursos de mestrado e doutorado.

Com o sucesso e procura da primeira edição, em 2017, o Comdis foi repensado e ampliado. Cresceu o número de apresentações nesta segunda edição, saltando de 24 para 31. Neste ano, uma das novidades é a participação de estudantes egressos do programa, que retornam para contribuir na oferta da oficina e como parte da comissão científica, selecionando os trabalhos e compondo as mesas.

A programação completa do Comdis já está disponível através do link bit.ly/2018comdis. As apresentações dos trabalhos ocorrerão no período da tarde e a oficina de Etnografia em Ambientes digitais na manhã da quinta-feira.  A atividade será conduzida pela doutora Junia Ortiz, recém-egressa do Póscom, e será aberta prioritariamente aos discentes do programa, podendo  acolher também demais interessados da comunidade acadêmica. A pré-inscrição para a oficina fica aberta até terça-feira (03 de abril), através do formulário disponível em bit.ly/oficinacomdis.

Colaboração

Pelo segundo ano, a Coordenação do PósCom apoia o evento. Juliana Gutmann, atual coordenadora do programa, ressalta que o Comdis é  uma iniciativa autônoma dos discentes. “O Comdis constitui tanto um espaço importante de troca de experiência de pesquisa, de conhecimento do próprio programa, como também uma iniciativa política importante, que fortalece o corpo discente nesse espaço em que se convive tão pouco porque todos estão, de alguma forma, ligados aos seus orientadores e grupos de pesquisa”, opina.

Representante discente do doutorado e membro da comissão organizadora, Thiago Ferreira acredita que o sucesso da primeira edição se repetirá. “Vejo com muita alegria a realização desse segundo encontro. O principal ganho é esse diálogo coletivo, é o poder se colocar na colaboração do trabalho do outro, ter colaboração com o seu próprio trabalho”. Ferreira defende que o evento é um pontapé inicial para outros momentos de trocas, como a criação de grupos de trabalhos específicos ou parceria para produções acadêmicas, a partir do reconhecimento de possíveis afinidades entre os colegas no Comdis.

Alexandro Mota, representante discente do mestrado, também acredita nessa possibilidade. “A realização de mais uma edição, a renovação e o engajamento da comissão organizadora, inclusive com a presença de calouros que apresentaram trabalhos no ano passado, além da própria avaliação que tivemos ao final da última edição, demonstram como o evento foi abraçado pelos estudantes”, afirma. “Esse é um espaço importante para quem está chegando ao programa, sendo introduzido na vida acadêmica e em busca de referências e de suporte metodológico”, completa.

Espaço de troca

Além de promover o fortalecimento das pesquisas do PósCom, o Comdis traz a possibilidade de interação com pesquisadores de outros programas e áreas afins, além de estudantes interessados em participar das próximas seleções do PósCom. Através dos debates abertos ao público promovidos ao longo da programação, os participantes poderão trocar experiências, ideias e questões de pesquisa concernentes aos mais diversos tipos de investigações sobre a Comunicação e a Cultura contemporâneas.

II Seminário de Discentes do PósCom-UFBA (Comdis 2018)
Quando: 02 a 06 de Abril de 2018
Onde: Auditório da Facom-UFBA, Ondina
Programação: bit.ly/2018comdis