Produção Científica
Práticas de escuta do Rock: experiência estética, mediações e materialidades da comunicação – Jorge L. C. Cardoso Filho
Práticas de escuta do rock: experiência estética, mediações e materialidades da comunicação, é um livro do prof. Jorge Cardoso Filho, em que faz um estudo comparativos das práticas de escuta desenvolvidas com três álbuns de Rock: Dark Side of the Moon (Pink Floyd), Nevermind (Nirvana) e In Rainbows (Radiohead). Revela padrões expressivos do gênero Rock, assim como experiências e rupturas.
Internet em Código Feminino: teorias e práticas – Graciela Natansohn
A Internet e o ambiente digital colocam novos temas para a agenda feminista e para a comunicação: as brechas de acesso das mulheres e outros coletivos à rede e à cultura digital, os discursos misóginos da web, a violência de gênero – ciberassédio, sexting, a exposição da intimidade, o controle através de dispositivos tecnológicos. Tecnologia não é coisa de homem. O feminismo usa a rede para organizar-se, comunicar-se, empoderar-se.
Comunicação e Mobilidade – André Lemos
Este livro oferece uma coleção de artigos que traçam um panorama atual sobre a comunicação móvel no Brasil. Aborda diversas temáticas relevantes para a compreensão deste complexo fenômeno, como a relação das tecnologias móveis de comunicação com os diversos agentes e aspectos da sociedade. A obra está inserida em uma discussão contemporânea e apresenta o impacto das redes sem fio e dos telefones celulares no Brasil.
Autor e Autoria no Cinema e na Televisão – José Serafim
Este livro busca compreender o lugar do autor e da autoria tanto em obras cinematográficas quanto televisivas, visando uma compreensão e problematização do status desse realizador ou criador através do processo de criação e de produção no qual essas obras estão inseridas. A questão da autoria se encontra longe de ter perdido o fôlego no debate acadêmico, pois tem suscitado um grande número de reflexões em trabalhos acadêmicos.
Televisão e Realidade – Itania Gomes
A partir de perspectivas teóricas e metodológicas muito distintas, e da análise de produtos televisivos dos mais diversos, Televisão e realidade problematiza as concepções que circulam no campo de estudos sobre a televisão. No entanto, recusa o caráter essencialmente evidente da relação entre TV e real, questionando o que significa falar de realidade quando se fala em televisão.
Brazilian perspectives in digital environments
Primeiro livro inteiramente produzido dentro dos princípios do Movimento de Apoio ao Acesso Livre à Informação Científica, que tem como ideal a livre disponibilização de resultados de pesquisas financiadas com recursos públicos. O livro é totalmente escrito em inglês e editado de acordo com as normas bibliográficas de uso internacional. Foi publicado como parte do plano de editoração do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas.
Gêneros televisivos e modos de endereçamento no telejornalismo
Este livro tem como objeto de estudo a interpretação do telejornalismo a partir dos conceitos de gênero televisivo e modos de endereçamento, analisando os elementos textuais, visuais e sonoros, assim como a configuração interna dos programas. Reúne artigos de onze autores distintos, que analisam os seguintes programas: Roda Viva, Jornal da MTV, Globo Rural, Cidade Alerta, Globo Repórter, Profissão Repórter, Repórter Brasil, Balanço Geral, Jornal da Massa e Fantástico. Para abrir o livro, um artigo sobre a metodologia de análise do telejornalismo, da organizadora Itania Gomes.