Próximo Encontros do Lab404 debate pós-dinheiro e arte digital

Próximo Encontros do Lab404 debate pós-dinheiro e arte digital

O Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço (Lab404/UFBA) promove nesta sexta-feira, dia 9 de abril, a partir das 16h, mais uma edição do “Encontros do Lab404”, desta vez com a participação do professor Gilson Schwartz (USP), no canal do Lab404 no YouTube. O prof. André Lemos (UFBA), coordenador do Lab404, será o debatedor do encontro, que tem o título “aNFTaMINA MAD: do pós-dinheiro à mineração de arte digital”.
O professor Gilson Schwartz abordará da “bitcoin” à emergência de obras de arte que podem ser “tokenizadas” em mercados amparados na infra-estrutura da “blockchain”, passando pela corrida por novas formas de fiscalização, regulamentação e supervisão da especulação, da evasão fiscal e da “deep web”, a compreensão do vocabulário que define as inovações na esfera da “FinTech” é quase tão difícil quanto efetivamente entrar e sobreviver nos esquemas operatórios do “pós-dinheiro”. Até onde há inovação, onde começa mais uma bolha esquizo-monetária capitalista? Moda, moeda ou mídia?
A agenda das novas atividades do Encontros do Lab404 será divulgada a cada edição.
Sobre o convidado
Gilson Schwartz é Professor Livre-Docente em Economia do Audiovisual no Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes de São Paulo e orientador no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Lidera o grupo de pesquisa “Cidade do Conhecimento” e coordena as atividades da rede “Games for Change América Latina”. É autor do livro “Iconomia – Introdução à crítica digital da economia industrial e financeira” (Coleção Cibercultura/Lab404, EDUFBA disponível em http://www.lab404.ufba.br/publicado-mais-um-livro-da-colecao-cibercultura-2.

Encontros do Lab404
“aNFTaMINA MAD: do pós-dinheiro à mineração de arte digital”, com o professor convidado Gilson .Schwartz (USP).
9 de abril de 2021 (sexta-feira), às 16h
Atividade gratuita