Ementário

Disciplina Obrigatória do Mestrado e do Doutorado

COM536 – Contemporaneidade, Comunicação e Cultura
4 créditos / 68 horas

Ementa: Desdobramentos recentes e transformações contemporâneas na Comunicação e na Cultura. Modo de vida e dinâmica sócio-cultural. A complexidade dos sistemas de comunicação no mundo contemporâneo. A comunicação social e a indústria cultural. A informática e as novas tendências da Comunicação e da Cultura. Constituição das teorias da Comunicação. As várias correntes teóricas contemporâneas em Comunicação e Cultura.

Disciplina Obrigatória do Doutorado

COM546 – Seminário Avançado
4 créditos / 68 horas

Ementa: Seminário de caráter monográfico, concentrado no estudo de um tema ou autor de comunicação e cultura contemporâneas, em sessões semanais, sob a orientação de um Professor Permanente do Programa.

Disciplinas Optativas (mestrado e doutorado)

Linha de Pesquisa Análise de Produtos e Linguagens da Cultura Mediática

COMA61 – Metodologia de Análise de Produtos e Linguagens da Cultura Mediática
4 créditos/68 horas

Ementa: Exame das “questões de método” relativas às práticas analíticas de produtos e linguagens da cultura mediática: sobre a oportunidade de uma disciplina metódica na prática da análise cultural; o conflito hermenêutico e a verdade da interpretação; a relação entre intérprete e texto, as relações texto/mundo, texto/autor, texto/contexto e intertextualidade; os modelos analíticos e ferramentas metodológicas aplicadas aos textos, produtos e linguagens da cultura mediática.

COMA62 – Teorias da Análise de Produtos e Linguagens da Cultura Mediática 
4 créditos/68 horas

Ementa: Abordagem das teorias da análise de produtos e linguagens: os problemas da fundamentação conceitual da análise de configurações expressivas (obras, produtos e linguagens) da cultura mediática; a amplitude das estratégias de sentido próprias das obras e dos discursos mediáticos; o conceito de interpretação, disposto entre a recepção empírica e as teorias da interpretação; a correlação entre as estratégias discursivas da produção do sentido e as estruturas da interpretação na recepção.

COMA63 – Teorias e Metodologias de Análise da Recepção 
4 créditos/68 horas

Ementa: Aprofundar as abordagens teóricas e metodológicas que tratam da interpretação na recepção, das estratégias discursivas e textuais da produção de sentido e dos efeitos sensoriais e emocionais suscitados nas configurações expressivas (obras, produtos e linguagens) da cultura mediática.

COMA64 – Práticas da Análise da Recepção
4 créditos/68 horas

Ementa: Elaboração ou teste de metodologias de análise das práticas de recepção realizadas por grupos sociais, em situação de apreciação e consumo de linguagens e produtos da cultura mediática.

COMA65 – Práticas de Análise de Produtos e Linguagens da Cultura Mediática 
4 créditos/68 horas

Ementa: Exame dos pressupostos e estratégias metodológicas das práticas de análise de produtos e/ou linguagens da cultura mediática (produtos e/ou linguagens televisivos, fotográficos, publicitários, fílmicos, jornalísticos).

COMA66 – Temas em Metodologias de Análise de Produtos e Linguagens da Cultura Mediática 
4 créditos/68 horas

Ementa:Aspectos teóricos e metodológicos da análise de produtos e linguagens da cultura mediática.

COMA67 – Temas em Teorias de análise da Recepção de Produtos e Linguagens da Cultura Mediática 
4 créditos/68 horas

Ementa: Aspectos pertinentes às “questões de método” relativas às práticas analíticas de produtos e linguagens da cultura mediática.

COMA68 – Temas em Práticas da Análise da Recepção
4 créditos/68 horas

Ementa: Aspectos da análise das práticas de recepção, apreciação e consumo de linguagens e produtos da cultura mediática.

COMA69 – Temas em Práticas da Análise de Produtos e Linguagens da Cultura Mediática
4 créditos/68 horas

Ementa: Aspectos da análise das práticas de análise e/ou linguagens da cultura mediática.

COMA70 – Temas Especiais em Metodologias de Análise de Produtos e Linguagens da Cultura Mediática 
2 créditos/34 horas

Ementa: Aspectos Tópicos ou Gerais pertinentes às “questões de método” relativas às práticas analíticas de produtos e linguagens da cultura mediática.

COMA71 – Temas Especiais em Metodologias de Análise de Produtos e Linguagens da Cultura Mediática 
2 créditos/34 horas

Ementa: Aspectos tópicos ou gerais da análise das práticas de recepção, apreciação e consumo de linguagens e produtos da cultura mediática.

Linha de Pesquisa Cibercultura

COMA72 – Aspectos do Jornalismo Digital 
4 créditos/68 horas

Ementa: A disciplina tem caráter teórico ou teórico-prático, examinando problemáticas gerais da produção, disponibilização e consumo jornalísticos, em suportes mediáticos digitais, com priorização do Jornalismo online, praticado na Internet, como campo de estudos, observação e/ou experimentação. Dentre os temas a serem incluídos na disciplina estão: características e modalidades do Jornalismo Digital, linguagem e narratividade nas novas mídias, modelos empresariais no Jornalismo Digital, experimentação e estudos de softwares, economia da comunicação jornalística contemporânea, geopolítica da informação jornalística em rede, etc. A disciplina poderá ter caráter monográfico ou panorâmico.

COM543 – Ciberespaço, Comunicação e Cultura 
4 créditos/68 horas

Ementa: Estudo teórico e/ou empírico sobre os aspectos comunicacionais e culturais do ciberespaço. Analise das estruturas e características das redes telemáticas planetárias e seus fenômenos socioculturais (chats, listas e demais comunidades virtuais, blogging, ciberativismo, wi-fi, etc.). A disciplina privilegia a dimensão socio-cultural dos aspectos comunicacionais da cibercultura.

COMA73 – Temas em Jornalismo Digital 
4 créditos/68 horas

Ementa: Aspectos teóricos e/ou práticos do Jornalismo Digital

COMA74 – Temas em Ciberespaço, Comunicação e Cultura 
4 créditos/68 horas

Ementa: Aspectos Comunicacionais e culturais do ciberespaço

COMA75 – Temas em Media e Cibercultura 
4 créditos/68 horas

Ementa: Aspectos da Análise das formas mediáticas surgidas com a convergência da informática com as telecomunicações

COM544 – Temas em Cibercultura 
4 créditos/68 horas

Ementa: Análise conceitual e/ou empírica das diversas formas de expressão da cibercultura, buscando compreender o fenômeno em sua globalidade. A disciplina estuda aspectos das novas tecnologias nos diversos campos da cultura contemporânea e estabelece uma discussão sobre a tecnologia na contemporaneidade. Disciplina aberta, de caráter genérico sobre aspectos da cibercultura.

Linha de Pesquisa Comunicação e Política

COMA76 – Comunicação e Política 
4 créditos/68 horas

Ementa: Estudos, em nível avançado, das interfaces contemporâneas entre a comunicação de massa e a política. As alterações que incidem sobre as práticas e recursos da política em virtude da centralidade social da comunicação de massa, dos seus agentes e das suas linguagens. O controle político da comunicação: uma velha história, novas dimensões. A consultoria política e a sua integração com o campo político. Campanhas: novos formatos, novos agentes, novos efeitos. Regulamentação da política: políticas de comunicação entre Estado e Sociedade. Novas práticas políticas e novos meios de comunicação no século XXI.

COMA77 – Opinião Pública e Política 
4 créditos/68 horas

Ementa: Esta disciplina pretende: a) redesenhar os conceitos de opinião pública e sua vinculação à experiência democrática, desde a modernidade; b) examinar a natureza da opinião pública contemporânea. Com respeito a este aspecto, discutir-se-á como é definida e mensurada a opinião pública e como o que se chama atualmente de opinião pública afeta o jogo político, o governo e a produção de decisões políticas.

COMA78 – Ciberpolítica e Ciberdemocracia
4 créditos/68 horas

Ementa: A disciplina se ocupará com a discussão contemporânea sobre as consequências e os efeitos da internet sobre a democracia e o jogo político. Em particular, considerará os seguintes tópicos: conceitos fundamentais de comunicação e política; Democracia Digital; Esfera Pública eletrônica; Sociedade Civil: cidadania e movimentos sociais no ciberespaço; jogo político; partidos, eleições, comunicação política, ciberpolítica; Desigualdades digitais: exclusão digital, oportunidades digitais; regulamentação de acesso e controle de conteúdo na web.

COMA79 – Políticas da Comunicação e da Informação 
4 créditos/68 horas

Ementa: Bases conceituais para a formulação de políticas da comunicação: comunicação, cultura, democracia e cidadania. Condicionantes históricos, econômicos, políticos, culturais, institucionais e legais para a formulação e desenvolvimento de políticas de comunicação. Estrutura, funcionamento e políticas de instituições e organizações da comunicação no Brasil contemporâneo.

COMA80 – Comunicação Política, Esfera Pública e Sociedade Civil 
68 créditos/68 horas

Ementa: A disciplina tem como propósito examinar a mediação realizada pela esfera da visibilidade pública configurada pela comunicação de massa entre a esfera política e a esfera civil. Particular atenção será dada à situação e às possibilidades dos movimentos sociais num ambiente de comunicação política controlada pelos agentes e instituições da comunicação de massa. Tópicos específicos da análise serão: a) a nova esfera pública mediática; b) alternativas de democracia participativa numa sociedade mediática; c) Movimentos sociais na esfera da visibilidade pública; d) a Internet e o futuro da democracia participativa.

COMA81 – Estudos Avançados em Comunicação e Política I 
2 créditos/34 horas

Ementa: Disciplina monográfica sobre temas atuais e questões relevantes na área de comunicação e política.

COMA82 – Estudos Avançados em Comunicação e Política II 
2 créditos/34 horas

Ementa: Disciplina monográfica sobre temas atuais e questões relevantes na área de comunicação e política.

Disciplinas Optativas genéricas

COM507 – Seminário Monográfico
Programa relativo ao objeto do projeto de pesquisa do aluno, com produto final englobando uma monografia e um artigo científico sob supervisão de um orientador.

COM508 – Seminário Monográfico Avançado 
Programa relativo ao objeto do projeto de pesquisa do aluno, com produto final englobando uma monografia e um artigo científico sob supervisão de um orientador.

COM509 – Teorias do Signo e da Interpretação 
Abordagens históricas sistemáticas ou monograficas no campo dos processos signicos: a teoria dos signos no contexto das disciplinas do sentido e da linguagem; semiotica e filosofia da linguagem; a interpretação dos signos: o horizonte hermenêutico das teorias semióticas; semiose e inferência; elementos de pragmática da comunicação: significação e atos de fala. Interpretação versus leituras. As controvérsias no campo da interpretação.

COM511 – Linguagens da Comunicação e da Cultura
As diversas linguagens da comunicação e da cultura: abordagens históricas, sistemáticas ou monográficas de temas relacionados a natureza, dimensão e funcionamento das diversas linguagens da comunicação e da cultura na contemporaneidade; os limites entre linguagens e formas expressivas da atualidade. As linguagens imagéticas.

COM520 – Economia da Produção e Bens Simbólicos 
Análise global do funcionamento da produção capitalista: produção, distribuição, troca, consumo. A dimensão da comunicação na realização da mercadoria. A publicidade na dinâmica concorrencial do capitalismo oligopolista. Dinâmica da indústria cultural no capitalismo contemporâneo.

COM523 – Linguagem, Pensamento e Conhecimento
Formação do pensamento e o desenvolvimento da linguagem. Linguagem, formação da imagem de mundo e produção/reprodução do conhecimento. Os determinantes psicológicos e sociais do pensamento, da linguagem e do conhecimento. Conhecimento e cultura.

COM524 – Temas em Comunicação e Cultura Contemporâneas 
Abordagem monográfica de tema, aspectos ou autores relevantes nos campos da comunicação e da cultura contemporâneas.

COM525 – Temas em Teorias Contemporâneas da Comunicação e da Cultura 
Abordagem monográfica de tema, aspecto ou autor relevantes nos campos da comunicação e da cultura contemporâneas.

COM790 – Pesquisa Orientada