Grupos da linha de Comunicação e Cultura Digital

Reúne pesquisadores que estudam sobre a sociedade contemporânea, enquanto massivamente conectada e baseada em dados e em ambientes digitais. As diversas abordagens no interior da linha se ocupam com interações, processos e estruturas tecnológicas, instituições e comportamentos sociais no contexto da digitalização e da datificação aceleradas do mundo contemporâneo.

GRUPOS DE PESQUISA:

Jornalismo Online (GJOL)

Pioneiro no Brasil, o GJOL – Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-Line – desenvolve pesquisas no campo do Webjornalismo e das Novas Tecnologias de Comunicação desde 1995. GJOL hoje configura-se como uma Rede de Pesquisa, envolvendo pesquisadores de várias Universidades Brasileiras, em diversos Programas de Pós-Graduação. Principal referência brasileira na pesquisa do jornalismo digital, o GJOL mantém uma larga história de acordos de cooperação internacional com diversas Universidades. Conta com a participação de Suzana Barbosa e Malu Fontes.

Coordenação: Marcos Palacios
+ saiba mais: www.gjol.net

 

Lab 404 - Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço

O tema central do Lab404 é a relação entre as tecnologias digitais de comunicação e informação (TICS), o espaço urbano e as redes sociotécnicas na cultura contemporânea. O Lab404 interessa-se pelas dimensões filosóficas, sociais, culturais e políticas dessa relação. O objetivo é discutir questões conceituais e metodológicas dos processos de espacialização e de comunicação. As abordagens teóricas são múltiplas, passando pelas história e teoria da comunicação, teorias das materialidades da mídia, filosofia da técnica, teoria ator-rede, sociologia compreensiva e estudos culturais. Busca-se compreender os atuais processos de produção do espaço em jogo com usos e serviços oferecidos pelas tecnologias de informação e comunicação em rede. As pesquisas em andamento têm como principais temas a relação entre as Teorias da Comunicação e Teoria Ator-Rede, as Mídias Locativas, a Internet das Coisas, o Big Data e as Smart Cities.

Coordenação: André Lemos
+ saiba mais: http://lab404.ufba.br

 

Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade (GITS)

O Grupo de Pesquisa em Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade tem como interesse principal o estudo de questões relacionadas às mudanças nos processos psicossociais em decorrência do contato com as tecnologias da informação e da comunicação e suas apropriações. Nesse sentido, lida, em suas pesquisas e atividades, com temas como colaboração, games e comunidades virtuais, cibersocialidade, compartilhamento de vídeos e imagens, dentre outros.

Coordenação: José Carlos Ribeiro
+ saiba mais: gitsufba.net

Gênero, Tecnologias Digitais e Cultura (Gig@)

O Grupo desenvolve pesquisa na área da interface entre a cultura, a comunicação e as tecnologias digitais. Focaliza nas relações de gênero e em como estas modelam tanto os produtos digitais, como os processos de produção, circulação, uso, consumo e transformação das inovações tecnológicas.

Coordenação: Graciela Natansohn
+saiba mais:  http://gigaufba.net

Analítica: Crítica de Mídia, Estética e Produtos Midiáticos

Pesquisas na área da comunicação social com base na análise crítica da mídia e produtos midiáticos. Adota-se como base analítica a análise crítica do discurso e análise de conteúdo, com o objetivo de abordar os processos de disputa por visibilidade no campo midiático, ou a relação hegemonia/contra-hegemonia. Participação de Jorge Cardoso Filho.

Coordenação: Edson Dalmonte
+ saiba mais: www.analitica.ufba.br

Comunicação, Internet e Democracia (CID)

O grupo de pesquisadores em Comunicação, Internet e Democracia (CID) estuda os efeitos e consequências dos meios, recursos e plataformas de comunicação digital sobre a política, a sociedade e o Estado do ponto de vista das exigências da democracia. Integra o Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital (www.ceadd.com.br).

Coordenação: Wilson Gomes
+ saiba mais: http://www.ceadd.com.br/pesquisas/grupos-de-pesquisas/cid/