Grupos da linha de Análise de Produtos e Linguagens da Cultura Mediática

Reúne pesquisadores que têm por objeto o exame, a elaboração e/ou a aplicação de metodologias para: a) análise de configurações expressivas (obras, produtos, linguagens) da cultura e da comunicação mediáticas; b) a análise da interpretação de tais configurações expressivas pela recepção.

GRUPOS DE PESQUISA:

Laboratório de Análise Fílmica

Laboratório de Análise Fílmica reúne dois núcleos de pesquisa, o Núcleo de Análise do cinema documentário (Nanook), coordenado pelo prof. José Francisco Serafim, e o Núcleo de Análise Fílmica (Pepa), coordenado pelo prof. Guilherme Maia.

Coordenação: José Francisco Serafim e Guilherme Maia
+ saiba mais: lafposcom.com.br

Laboratório de Análise de Teleficção (A-Tevê)

As pesquisas do Grupo de Pesquisa A-Tevê possuem duas linhas centrais:  a) o estudo da ficção seriada televisiva que aborda os contextos de produção e recepção, os aspectos narrativos e plásticos e as dimensões intertextuais e intermediáticas (incluindo as narrativas transmídia); e b) o estudo comparativo de processos autorais em produtos de diversas linguagens midiáticas (ficção seriada televisiva, cinema, filme publicitário e historias em quadrinhos) que engajam equipes multiprofissionais.

Coordenação: Maria Carmem Jacob de Souza
+ saiba mais: www.ateve.com.br

Análise de Telejornalismo

O Grupo de Pesquisa em Análise de Telejornalismo dedica-se a análise de programas telejornalísticos a partir da perspectiva teórico-metodológica dos cultural studies em associação com os estudos de linguagem, abordagem que implica a consideração de aspectos ao mesmo tempo históricos, sociais, ideológicos e culturais do telejornalismo. Participação de Juliana Freire Gutmann.

Coordenação: Itania Maria Mota Gomes
+ saiba mais: www.telejornalismo.org

Análise do Discurso e Mídia (CEPAD)

Grupo de Pesquisa Análise do Discurso e Mídia integra o Centro de Estudos que se dedica ao desenvolvimento de metodologias de análise do discurso de produtos jornalísticos.

Coordenação: Giovandro Ferreira
+ saiba mais: http://cepadblog.wordpress.com

Analítica: Crítica de Mídia, Estética e Produtos Midiáticos

Pesquisas na área da comunicação social com base na análise crítica da mídia e produtos midiáticos. Adota-se como base analítica a análise crítica do discurso e análise de conteúdo, com o objetivo de abordar os processos de disputa por visibilidade no campo midiático, ou a relação hegemonia/contra-hegemonia. Participação de Jorge Cardoso Filho.

Coordenação: Edson Dalmonte
+ saiba mais: www.analitica.ufba.br

Recepção e crítica da imagem (GRIM)

O grupo parte de uma vertente-chave de reflexão de problemas relativos à estética, à recepção e à crítica da imagem e abriga três categorias específicas de pesquisa: estudos de crítica enquanto discurso avaliativo de produtos artísticos e midiáticos.

Coordenação: Regina Gomes
+ saiba mais: http://grupogrim.wordpress.com

Núcleo de Estudos em Jornalismo (NJOR)

O NJOR se insere no âmbito dos estudos de jornalismo com análises sobre o campo jornalístico, desde rotinas, produtos, categorias conceituais-chave para a compreensão do fazer jornalístico, além das diferentes mídias onde atuam organizações jornalísticas, seja impressa, eletrônica ou digital.

Coordenação: Lia Seixas
+ saiba mais: www.njor.org