Pesquisadores do Póscom realizam pesquisa sobre uso de aplicativos

Você usa aplicativos governamentais no seu celular? Já ouviu falar no CittaMobi, por exemplo? Uma pesquisa da Universidade Federal da Bahia quer ouvir os usuários de aplicativos do governo do Estado e da Prefeitura de Salvador. A pesquisa é coordenada pelo Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço (LAB404), sediado na Faculdade de Comunicação, e busca compreender os hábitos de utilização dessas ferramentas e como a população a avalia enquanto recurso de comunicação entre governo e sociedade.

De acordo com a Doutoranda Nayra Veras, a pesquisa é inédita a nível de Brasil e de fundamental importância para avaliar as experiências locais no uso de aplicativos pelo setor público. Segundo ela, os aplicativos tem sido carro chefe na discussão sobre cidades inteligentes e avaliar a opinião dos usuários implica percebê-los não só como usuários, mas também como um cidadão, sendo os aplicativos uma nova ferramenta para garantir acesso a serviços e diretos.

A pesquisadora ressalta ainda a importância da população responder ao questionário e dar sua contribuição nesse processo de investigação. O questionário eletrônico está disponível através do link https://goo.gl/WkXVao e pode ser respondido inclusive por aqueles que nunca usaram aplicativos governamentais. Participe!

goo.gl
Esta pesquisa é parte do Projeto “A Comunicação das Coisas. Internet das Coisas, Big Data e Smart Cities” (CNPQ/303461/2013-6) desenvolvida no Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço (Lab404) do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Faculdade de Comunicação da UFBA) e