PALESTRA COM ANDREAS HUYSSEN – DIREITOS HUMANOS INTERNACIONAIS E A POLÍTICA DE MEMÓRIA

Eventos / Notícia

Acontece no dia 23 de maio, às 18 horas, no auditório Mastaba da Faculdade de Arquitetura da UFBa, palestra e lançamento do livro do professor da Columbia University Andreas Huyssen.

Muitas vezes o discurso dos direitos humanos e o discurso sobre a política da memória têm seguido caminhos distintos nos estudos jurídicos e sociais, de um lado, e nas ciências humanas, de outro. A palestra oferece reflexões sobre os limites de cada um destes estudos nos contextos políticos contemporâneos da aceitação do trauma histórico, e explora as possibilidades e promessas de fusão dos direitos humanos com o discurso da memória. Haverá ainda o lançamento do seu livro”Culturas do presente-passado: modernismos, artes visuais, políticas da memória”, Coleção ArteFíssil da editora Contraponto.

Andreas Huyssen é professor titular da cátedra Villard de literatura alemã e literatura comparada na Universidade de Colúmbia, em Nova York. É diretor-fundador do Instituto de Literatura Comparada da mesma universidade (1998-2003) e um dos editores-fundadores da New German Critique (desde 1974), a principal revista de estudos germânicos nos Estados Unidos.  Entre seus livros se incluem After the Great Divide: Modernism, Mass Culture, Postmodernism (1986); Postmoderne­ – Zeichen eines kulturellen Wandels,coeditado com Klaus Scherpe (1986);Modernity and the Text: Revisions of German Modernism, coeditado com David Bathrick (1989); Twilight Memories: Marking Time in a Culture of Amnesia (1995); Present Pasts: Urban Palimpsests and the Politics of Memory (2003);Other Cities, Other Worlds: Urban Imaginaries in a Globalizing Age (2008); e Modernismo después de la posmodernidad (2010). Abrangendo os estudos de artes visuais, arquitetura, mídia, literatura e teoria crítica, sua obra tem sido cada vez mais presente em diversas pesquisas e debates sobre os caminhos da cultura e da memória no mundo contemporâneo. No Brasil publicou Memórias do modernismo (Ed. UFRJ, 1996) e Seduzidos pela memória(Aeroplano, 2000).

O evento é uma realização do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA com o apoio do Cachoeiradoc, da Faculdade de Comunicação da UFBa, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, da Faculdade de Arquitetura da UFBa, do Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos e do Programa da Pós-Graduação em Artes Visuais da UFBa e da Capes.

Entrevista com Huyssen: https://www.youtube.com/watch?v=nhUdbnz9I00