Oferta de Disciplinas 2018.1

 

 

COM536 – CONTEMPORANEIDADE, COMUNICAÇÃO E CULTURA – 4CR – 68h
Disciplina Obrigatória – Mestrado e Doutorado
Prof. Wilson Gomes (wilsonsg@terra.com.br)
Quarta-Feira, das 14h50min. às 18h30min.

COMA70 – TEMAS ESPECIAIS EM METODOLOGIA DE ANÁLISE DE PRODUTOS E LINGUAGENS DA CULTURA MEDIÁTICA – 2CR – 34h
Profs. Maria Carmem Jacob de Souza (mcjacobsg@gmail.com) e Rodrigo Lessa (lessaro@gmail.com )
Quinta-feira, das 13h55min. às 15h45min – A combinar.
A disciplina ocorrerá das 14h às 18h, quinzenalmente.

COMA71 – TEMAS ESPECIAIS EM METODOLOGIAS DA ANÁLISE DA RECEPÇÃO – 2CR – 34h
Prof. Guilherme Maia
Terça-feira, das 13h55min. às 15h45min.
A disciplina ocorrerá das 14h às 18h, quinzenalmente.

COMA78 – CIBERPOLÍTICA E CIBERDEMOCRACIA – 4CR – 68h
Prof. Wilson Gomes
Horário a combinar
EAD

COMA79 – POLÍTICAS DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO – 4CR – 68h
Prof.ª Jussara Borges de Lima
Terça-Feira, das 13h55min. às 17h35min.

COM790 – PESQUISA ORIENTADA – AT
Horário a Combinar

COM791 – TIROCÍNIO DOCENTE ORIENTADO – AT
Horário a Combinar
      PLANOS DE CURSO      
COM536 – CONTEMPORANEIDADE, COMUNICAÇÃO E CULTURA – 4CR – 68h
Disciplina Obrigatória – Mestrado e Doutorado
Prof. Wilson Gomes
Quarta-Feira, das 14h50min. às 18h30min.
AGUARDE PUBLICAÇÃO
-
-

COMA70 – TEMAS ESPECIAIS EM METODOLOGIA DE ANÁLISE DE PRODUTOS E LINGUAGENS DA CULTURA MEDIÁTICA – 2CR – 34h
Prof.ª Maria Carmem Jacob de Souza
Quinta-feira, das 13h55min. às 15h45min – A combinar.
A disciplina ocorrerá das 14h às 18h, quinzenalmente.
-

EMENTA

Abordagens poéticas contemporâneas que examinam estilo e autoria nos produtos culturais midiáticos, especialmente na ficção seriada ficcional para televisão e internet, segundo metodologias que relacionam a análise poética dos produtos com os processos de criação, produção, circulação, consumo e recepção. Ênfase nas contribuições de Michael Baxandall, John T. Caldwell, David Bordwell, Jeremy G. Butler, Kristin Thompson.

OBJETIVOS

A questão do estilo de diretores, roteiristas e outros profissionais que atuam na criação e produção da ficção audiovisual contemporânea provoca importantes reflexões no campo das práticas analíticas de produtos da cultura mediática. Na disciplina COMA70, ofertada em 2016.1, tratamos das abordagens metodológicas de Ernest Gombrich, Michael Baxandall, David Bordwell e Pierre Bourdieu sobre o estilo das obras e dos criadores que atuam no campo da produção cultural mediática contemporânea. Na disciplina COMA67, em 2017.1, ampliamos esses estudos por meio de uma experiência imersiva nas malhas teóricas e nos programas de pesquisa de Bourdieu, Caldwell e Couldry, autores que permitem problematizar métodos de análise das relações entre os estilos dos autores da ficção audiovisual e os contextos de produção, distribuição e recepção dessas obras (fílmicas, televisivas, publicitárias, entre outras). Na proposta desta disciplina COMA70, em1981.1, o intuito é aprofundar o debate sobre as abordagens recentes que se dedicam a análise do estilo na ficção seriada contemporânea exibida na televisão e na internet, reconhecendo a confluência das perspectivas que se dedicam ao exame da autoria na ficção fílmica e literária (dos romances, da dramaturgia cênica até aos comics).

DINÂMICA DE TRABALHO

Esta disciplina visa um passeio cuidadoso pelos programas de pesquisa dos autores selecionados. A turma será dividida em pequenos grupos. Cada um deles será responsável pela apresentação de textos previamente selecionados sobre os pontos nodais das abordagens teóricas e metodológicas destes autores.
Pretende-se estimular uma leitura crítica e comparativa entre as abordagens selecionadas. Os grupos serão, inicialmente, os condutores das linhas de argumentação que estabelecerão os pontos de aproximação e diferenciação entre elas. Maiores detalhes sobre esta atividade serão apresentados em sala, no primeiro dia de aula.

AVALIAÇÃO
Apresentação dos seminários (4 pontos). Artigo acadêmico que sintetize a abordagem metodológica de um ou mais autores examinados no curso, até 20 páginas, times new roman, fonte 12, espaço 1,5. (6 pontos). Prazo de entrega do trabalho final: até 40 dias após o encerramento do curso

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BAXANDALL, M. Padrões de Intenção. São Paulo: Editora Schwarcz, 2006.
________________ O olhar renascente. Pintura e experiência social na Itália da Renascença. Tradução de Maria Cecília Preto R. Almeida. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
BORDWELL, David. Figuras traçadas na luz: a encenação no cinema. Campinas: Papirus, 2008.
_________________. Sobre a História do Estilo Cinematográfico. Tradução Luís Carlos Borges. Campinas, São Paulo: Editora Unicamp, 2013.
_________________ e THOMPSON, Kristin. A arte do cinema: Uma introdução. Tradução: Roberta Gregoli. Campinas, SP: Editora da Unicamp; São Paulo, SP: Editora da USP, 2013.
BUTLER, J. Television Style. New York: Routledge, 2010.
______. Television: critical methods and applications. 3. ed. New York & London: Routledge, 2009 [2006].
CARDWELL, Sarah. “Television Aesthetics and Close Analysis: style, mood and engagement in Perfect Strangers (Stephen Poliakoff, 2001). In: Style and Meaning: Studies in the detailed analysis of film (Douglas Pye and John Gibbs, eds.). Manchester University Press (2005): pp. 179,194;
__________. “Television aesthetics”. In: Critical Studies in Television, 1/1 (2006): pp. 72,80
__________. “Television Aesthetics: Stylistics and beyond”. In: Television Aesthetics and Style (J. Jacobs, S.Peacock, Eds.). London: Bloombury (2013): pp. 23,44;
CALDWELL, John T. Production Culture: Industrial Reflexivity and Critical Practice in Film and Television. California: Duke University Press, 2008.
_________________ Televisuality: Style, Crisis and Authority in American Television. New Brunswick: Rutgers University Press, 1995.
MITTELL, J. Television and American Culture. New York: Oxford University Press, 2010.
______. Genre and television. London and New York: Routledge, 2004.
PEACOCK, Steve. Hollywood and Intimacy: style, moments, magnificence. London: Palgrave, 2012.
_________. and JACOBS, J. (ed.) Television Aesthethics and Style. Bloomsbury Academic, 2013.
ROCHA, Simone Maria. Estudios visuales y estilo televisivo: porque no existen medios puramente visuales. CHASQUI. REVISTA LATINOAMERICANA DA COMUNICACIÓN, v. 135, p. 297-316, 2017.
______O estilo televisivo e sua pertinência para a TV como prática cultural. 1. ed. Florianópolis: Insular Livros, 2016. 280p.
______“Os visual studies e uma proposta de análise para as (tele)visualidades. In: Significação. 43/46 (2016): pp. 179, 200;

______ PUCCI JUNIOR, R. L. (Org.). Televisão: entre a metodologia analítica e o contexto cultural. 1. ed. São Paulo: A lápis, 2016. v. 1. 180p.
SILVA PICADO, J.B. Questões de Estilo em Formatos Seriados: explorando a obra de Aaron Sorkin (Sports Night, The West Wing,The Newsroom). Notas da disciplina Introdução à Ficção Seriada Televisiva (UFF/Estudos Culturais e Mídia). Disponível em https://aaronsorkingec362.blogspot.com.br/2017/08/apresentacao-do-curso-e-conteudo.html?view=sidebar. 2017
THOMPSON, Kristin. Storytelling in film and television. Cambridge e Londres: Harvard University Press, 2003.

-

COMA71 – TEMAS ESPECIAIS EM METODOLOGIAS DA ANÁLISE DA RECEPÇÃO – 2CR – 34h
Prof. Guilherme Maia
Terça-feira, das 13h55min. às 15h45min.
A disciplina ocorrerá das 14h às 18h, quinzenalmente.
-

EMENTA
Exame dos pressupostos e estratégias metodológicas das práticas de análise de produtos e/ou linguagens da cultura mediática (produtos e/ou linguagens televisivos, fotográficos, publicitários, fílmicos, jornalísticos).

TEMA DO COMPONENTE
Canção popular e cinema: estudos de caso.

OBJETIVOS
Fornecer recursos teóricos, conceituais e lexicais para a prática de análise das operações semânticas, sintáticas e expressivas da canção popular aplicada em produtos audiovisuais. Exercitar a audiovisão analítica por meio da prática sistemática de análises e meta-análises.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

- A sinergia entre cinema e canção popular: o caso de Hollywood.
- A tradição cancionista do cinema brasileiro: sinergia, preconceito (?) e o caso dos musicais;
- Canção, fábula e narrativa: a poética musical de Pedro Almodóvar;
- Canção e montagem: o caso da sequência Danny boy
- A canção que não estava lá: o caso de Rita Pavone em Nove Rainhas (Nueve Reinas, Fabián Bielinsky, 2000)
- Canção na ficção seriada: o caso de Keep that old kind of music em Lost.
- Sur (Fernando Solanas, 1988): cinema, música e política
- Canção popular e documentário: a poética de Eduardo Coutinho.
- O que ocorrer

METODOLOGIA
Aulas expositivas; discussão de textos; exercícios de análise; produção de artigos/ensaios.

AVALIAÇÃO
Artigo ou ensaio em torno de 15 páginas, dedicado a um estudo de caso sobre os modos de operação da canção popular em produtos audiovisuais. Normas: fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5. Texto de até 15 páginas. Normalizado segundo regras da ABNT. O artigo deve, se possível, estar articulado com o objeto ou o problema da pesquisa da(o) discente.
Nos dois últimos encontros, cada estudante deve apresentar, oral e audiovisualmente, o projeto de artigo que pretende escrever. O artigo final deve ser entregue 30 dias após o encerramento do semestre letivo, rigorosamente.

BIBLIOGRAFIA

BÁSICA:

CHION. La música en el cine. Barcelona: Paidós, 1997. Tradução de: La musique au cinéma (Paris: Fayard, 1995).
EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002a. Tradução de: Film Form ([S.l.]: Harcourt, 1949), versão em inglês do original russo.
GORBMAN, Claudia. Unheard Melodies: Narrative Film Music. London: BFI, 1987.
LACK, Russell. La música en el cine. Madrid: Cátedra, 2004. Tradução de: Twenty Four Frames Under: A Buried History of Film Music (London: Quartet, 1999).
MAIA, Guilherme. & SERAFIM, José. F. (orgs.) Ouvir o documentário: vozes, música, ruídos. Salvador: EDUFBA, 2015.
MÁXIMO, João. A música no cinema. Rio de Janeiro: Rocco, 2004.
MIRANDA, Suzana R. Música, cinema e a constituição do campo teórico. Revista Contracampo. Niterói, nº 23, pp. 160-70, 2011
SMITH, Jeff. The sounds of commerce: marketing popular film music. New York: Columbia University Press, 1998.
ROBERTSON, Pamela e KNIGHT, Arthur. Soundtrack available: essays on film and popular music. London : Duke University Press, 2001.

COMPLEMENTAR:

ADORNO, Theodor; EISLER, Hanns. Composing for the films. London: Athlone, 1994. (1.ed. New York: Oxford University, 1947).
BERCHMANS, Tony. A música do filme. São Paulo: Escrituras, 2006.
BOUHABEN, Miguel A.; COELHO, Sandra S.; MAIA, Guilherme . Vozes da guerra, cantos de amor: um documentário-balada sobre meninos soldados. Doc on-line: revista digital de cinema documentario, v. 1, p. 61-84, Série: 22, 2017.
BUHLER, James; FLINN, Caryl e NEUMEYER, David (eds). Music and Cinema. London: Wesleyan University Press, 2000.
CHION, M. A audiovisão: som e imagem no cinema. Lisboa: Texto & Grafia, 2008.
CREEKMUR, Corey; MOKDAD, Linda (orgs.). The International Film Musical. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2012.
DOURADO, Henrique A. Dicionário de termos e expresões da música. São Paulo: Editora 34, 2004.
FERREIRA, Suzana C. S. Os filmes musicais cariocas dos anos 30 e 40 ou Alice através do espelho. Dissertação (Mestrado em História) – UFMG, Belo Horizonte, 1999.
FLINN, Carol. Strains of Utopia: Gender, Nostalgia, and Hollywood Film Music. New Jersey: Princeton University, 1992.
FREIRE, Rafael de L. Nas trilhas do cinema brasileiro. Rio de Janeiro: Tela Brasilis, 2009.
GOLDMAN, D., KRAMER, L. e LEPPERT, R. (Orgs.) Beyond the soundtrack: representing music in cinema. Berkeley: University of California Press, 2007.
GUERRINI, Irineu, Jr. A música no cinema brasileiro dos anos sessenta: inovação e diálogo. Tese (Doutorado em Comunicação) – USP, São Paulo, 2002.
JAUBERT, Maurice. Music on the screen. In: DAVY, Charles (ed). Footnotes to the film. Nova Iorque: Arno Press, 1970.
LONDON, Kurt. Film Music: A Summary of the Characteristic Features of its History, Aesthetics, Techniques and its Possible Developments. London: Arno, 1970. (1.ed. Faber & Faber, 1936).
MAIA, Guilherme. Elementos para uma poética da música dos filmes, Curitiba: Editora Appris, 2015.
MAIA, Guilherme. A música extradiegética no cinema comercial brasileiro contemporâneo: um estudo sobre as funções da música nos filmes brasileiros indicados ao Oscar nos anos 90. Dissertação (Mestrado em Musicologia) – UNIRIO, Rio de Janeiro, 2002.
MAIA, Guilherme e GUIMARÃES, Leandro A. Tangos, ditaduras e carnavais: entrevista sobre o cinema musical argentino. Revista Extraprensa (USP), v. 11, p. 301-307, 2017.
MAIA, Guilherme, SARMIENTO, Guilherme, FÉLIX, André. Entrevista com Antônio, Carlos Fontoura. In: Revista CineCachoeira, Ano VI, No 9 , 2016. Transcrição de João Marciano Neto.
MAIA, Guilherme; AZEVÊDO, Euro . O Musical em transe: uma análise de filmes musicais realizados por diretores modernos no Brasil. In: Antonio Costa Valente; Rita Capucho. (Org.). AVANCA CINEMA 2015. 1ed.Avanca, Portugal: Edições Cine-Clube de Avanca, 2015, v. 1, p. 665-672.
MAIA, Guilherme; COELHO, Sandra. Em busca do tesouro: rock e juventude em dois momentos do cinema musical brasileiro. Extraprensa (USP), v. 9, p. 124-138, 2015.
MAIA, Guilherme; RAVAZZANO, Lucas . O Cinema Musical na América Latina: uma cartografia. Significação: Revista de Cultura Audiovisual, v. 42, p. 212-231, 2015.
MAIA, Guilherme; RAVAZZANO, Lucas. A narrativa de duplo foco na dramaturgia do musical cinematográfico clássico de Hollywood. Repertório Teatro & Dança, v. 17, p. 58-66, 2014
MAIA, Guilherme. Os filmes musicais no Brasil: uma cartografia preliminar dos musicarnavelescos às cinebiografias contemporâneas. In: VALENTE, Antônio C.; CAPUCHO, Rita.. (Org.). Avanca Cinema International Conference 2014. 1ed.AVANCA, Portugal: Edições Cine-Clube de Avanca, 2014, v. 1, p. 855-861.
MAIA, Guilherme. A voz da mulher que chora: as canções dos filmes de Pedro Almodóvar. Revista Repertório : teatro e dança, Ano 11, Número 11, pp. 13-19, 2008.
MOURA, Fernando. Trilhas sonoras: entre o mundo encantado e a vida real. Rio de Janeiro: Editora Música e Tecnologia, 2017.
PEREIRA, Carlos E. A música no cinema silencioso no Brasil. Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna, 2014.
ROGERS, Holly. Music and sound in documentary film. New yorl/London: Routledge, 2015.
ROSA, Ronel Alberti da. Música e mitologia do cinema: na trilha de Adorno e Eisler. Ijuí, Rio Grande do Sul: Unijuí, 2003.
SABANNEV, Leonid. Music for the Films: A Handbook for Composers and Conductors. New York: Arno, 1978. (1.ed. London: Pitman, 1935).
SADIE, Stanley (Org.). Dicionário Grove de música: edição concisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
SARMIENTO, Guilherme e RAVAZZANO, Lucas. Entrevista com Ana Rieper: documentários musicais como um território de afetos. In: Doc On-line, n. 22,
SARMIENTO, Guilherme. O sabor da melancia: um musical exótico. In: Revista CineCachoeira, ANO III N 5 2013.
STILWELL, Robynn J. Music in Films: A Critical Review of Literature, 1980-1996. The Journal of Film Music, v.1, n.1, p.19-61, 2002. Disponível em: <http://www.ifms-jfm.org/stilwell.pdf>.
TAGG, Philip. Music Analyses for ‘Non-Musos’: Popular Perception as a Basis for Understanding Musical Structure and Signification. In: Conference on Popular Music Analysis, 2001, Cardiff.
TAGG. Musical Meanings, Classical and Popular. The Case of Anguish. [S.l.]: [s.n.], 2004.
TRAGTENBERG, Lívio. Música de cena. São Paulo: Perspectiva, 1999.
VIANY, Alex. Notas sobre o som e a música no cinema brasileiro. Cinemais: Revista de cinema e outras questões audiovisuais, Rio de Janeiro, n.31, p.53-64, 2001.

 


COMA78 – CIBERPOLÍTICA E CIBERDEMOCRACIA – 4CR – 68h
Prof. Wilson Gomes
Horário a combinar
EAD
AGUARDE PUBLICAÇÃO

COMA79 – POLÍTICAS DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO – 4CR – 68h
Prof.ª Jussara Borges de Lima
Terça-Feira, das 13h55min. às 17h35min.
-

EMENTA:
Competência em comunicação como objeto de investigação, desde sua evolução conceitual e normativa até projetos concretos de aplicação e avaliação de programas e tendências. Leitura e escrita em web social como campo de aprendizagem e trabalho colaborativo. Princípios da competência em comunicação para a gestão de conteúdos, a edição colaborativa e a comunicação ética da informação. Modelos e indicadores de avaliação da competência em informação. Tendências de pesquisa em competência em comunicação: competências infocomunicacionais, media literacy, new media literacy, metaliteracy.


OBJETIVOS:

 Compreender o contexto de emergência e evolução da competência em comunicação no âmbito da Comunicação da sociedade contemporânea, amparada em conceitos como: conectivismo, cultura participativa, etiquetagem social, redes de conhecimento, tecnologias móveis e Ciência Aberta;
 Conhecer a terminologia, o conceito e as normas e metodologias inerentes à promoção de competências em comunicação;
 Desenvolver projetos e pesquisas inovadoras pautadas na promoção de conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos saudáveis relacionados à comunicação.

METODOLOGIA

 Exposições participadas;
 Discussões conceituais e metodológicas baseadas em pesquisas e análise documental;
 Experiências de promoção das competências;
 Seminários.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Unidade 1: A comunicação na sociedade contemporânea
 Conceito e características: cultura participativa, etiquetagem social, redes de conhecimento, tecnologias móveis e Ciência Aberta
 Comunicação e Competência em comunicação
 Competência em comunicação: conceitos e programas de promoção

Unidade 2: Competências em comunicação
 Estabelecimento e manutenção da comunicação com diferentes públicos
 Distribuição e disseminação de conteúdos
 Participação em ambientes de mídias colaborativas
 Desenvolvimento de redes sociais
 Privacidade, ética e propriedade intelectual
Competências em informação
 Necessidade e acesso à informação
 Fontes de informação
 Compreensão e análise da informação
 Avaliação crítica da informação
 Organização, uso e síntese da informação
 Produção e criação de conteúdos

Unidade 3: Temas emergentes
 Competências infocomunicacionais
 Media literacy
 New Media Literacy
 Conectivismo
 Metaliteracy

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BORGES, Jussara. Participação política, internet e competências infocomunicacionais: evidências a partir de organizações da sociedade civil de Salvador. Salvador: EdUFBA, 2013.
JENKINS, H. Confronting the challenges of participatory culture: Media education for the 21st century Cambridge (Massachussets): Mit Press, 2009.
LIMA, Clóvis R. M.; SANTINI, Rose Marie. Produção colaborativa na sociedade da informação. Rio de Janeiro: E-papers, 2008
PASSARELLI, Brasilina; SILVA, Armando M.; RAMOS, Fernando. E-Infocomunicação: estratégias e aplicações. São Paulo: Senac, 2014
PRIMO, Alex. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.
SIEMENS, G. Conociendo el conocimiento: Nodos Ele, 2010.
UNESCO. Media and information literacy: policy & strategies. Paris, 2013
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
AREA-MOREIRA, M.; RIBEIRO-PESSOA, M.T. De lo sólido a lo líquido: las nuevas alfabetizaciones ante los cambios culturales de la Web 2.0. Comunicar: Revista Científica de Comunicación y Educación, v. 19, n. 38, p. 13-20, 2012. BORGES, Jussara. Competências infocomunicacionais na atuação política de organizações da sociedade civil. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 7, p. 81-102, 2014.
CERIGATTO, M.P.; CASARIN, H. Novos leitores, novas habilidades de leitura e significação: desafios para a media e information literacy. Informação & Sociedade: Estudos, v. 25, n. 1, p. 52, 2015.
CUEVAS-CERVERO, A.; MARQUES, M.; PAIXÃO, P.B.S. A alfabetização que necessitamos: informação e comunicação para a cidadania. Informação e Sociedade, v. 24, n. 2, p. 35-48, 2014.
DEMO, P. Alfabetizações: desafios da nova mídia. Ensaio, v. 15, n. 57, p. 543-564, out./dez. 2007.
DUDZIAK, E. A. Competência informacional e midiática no ensino superior: desafios e propostas para o Brasil. Prisma.com, v. 13, p. 1-19, 2011.
DUNAWAY, M.K. Connectivism: learning theory and pedagogical practice for networked information landscapes. Reference Services Review, v. 39, n. 4, p. 675-685, 2011.
FERRÉS PRATS, J.; PISCITELLI, A. La competencia mediática: propuesta articulada de dimensiones e indicadores. Comunicar: Revista científica iberoamericana de comunicación y educación, n. 38, p. 75-82, 2012.
FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. Construindo o conceito de competência. RAC, v. Edição especial, p. 183-196, 2001.
GONZÁLEZ FERNÁNDEZ-VILLAVICENCIO, N. Alfabetización para una cultura social, digital, mediática y en red. Revista Española de Documentación Científica, v. 35, n. Monográfico, p. 17-45, 2012.
HABERMAS, J. Teoria do agir comunicativo. São Paulo: Martins Fontes, 2012
JACOBSON, T.E.; MACKEY, T.P. Proposing a metaliteracy model to redefine information literacy. Communications in Information Literacy, v. 7, n. 2, p. 84-91, 2013.
LEE, L. et al. Understanding new media literacy: The development of a measuring instrument. Computers & Education, v. 85, p. 84-93, 7 2015.
MACKEY, T.P.; T.E. JACOBSON. Metaliteracy: reinventing informartion literacy to empower learners London: Facet, 2014
MARQUES, M. Ação comunicativa e de informação: modelo transdisciplinar para o aprender a aprender. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, v. 8, n. 2, p. 194-211, 2015.
MOELLER, S. et al. Towards media and information literacy indicators Paris: Unesco, 2011.
MONTALVO, J.A.C. La competencia comunicativa en la formación universitaria. In: LAZO, C.M., LACRUZ, M.C.A. & ARTUR, M.I.U. (Orgs.) Competencias interdisciplinares para la comunicación y la información en la sociedad digital: Icono 14, 2012.
PATROCÍNIO, T. A educação e a cidadania na era das redes infocomunicacionais. Revista FACED, v. 15, p. 47-62, jan./jul. 2009.
PHILLIPPI, A.; AVENDAÑO, C. Empoderamiento comunicacional: competencias narrativas de los sujetos. Comunicar: Revista Científica de Educomunicación, v. 18, n. 36, p. 61-68, 2011.
STORDY, H.P. Taxonomy of literacies. Journal of Documentation, v. 71, n. 3, p. 456-476, 2015.