Mini-Curso de Dramaturgia do Audiovisual – Teoria e prática (aulas em inglês)

Mini-Curso de Dramaturgia do Audiovisual – Teoria e prática (aulas em inglês)

Curso proposto para interessados com conhecimento na área da dramaturgia.

Ministrado pela professora doutora Kerstin Stutterheim

Babelsberg Film University – Alemanha

Professora de Dramaturgia e Estética na HFF – Universidade do Filme e da Televisão Konrad Wolf em Postdam-Babelsberg. Membro da Academia Alemã do Filme. Diretora e fundadora do Instituo de Pesquisa em Arte na HFF. Publicou diversos livros e artigos e apresentou comunicações sobre filme e história do cinema em vários congressos nacionais e internacionais. Realizadora de documentários desde 1992.

Inscrições: No NICOM (FACOM), por e-mail: nicom@ufba.br.

Apresentar um breve currículo (em português) e um resumo sobre o interesse pelo curso (em português e inglês).

Número de vagas – 20 (processo de seleção)

Informações por email: nicom@ufba.br e por telefone 3283 6182.

Inscrições até o dia 05/12.

Resultado: dia 06/12.

I)       Seminário teórico

Panorama de Dramaturgia para Ficção ; Séries e Documentários

De 9 a 13 de dezembro de 2013

Horário: das 18h30 às 21h30 horas

Local: FACOM – sala a ser informada

Dramaturgia para filmes enquanto tais – dramaturgia como o segredo de Storytelling, dramaturgia explícita e implícita; dramaturgia como uma ferramenta para a escrita, direção e análise. Regras básicas e modelos variáveis. Não há bíblia ou receita, mas algumas experiências que alguém pode observar e utilizar como modelos. Rápido panorama sobre a “Forma fechada” = também chamada de dramaturgia aristotélica ou modelo clássico hollywoodiano. De onde ela vem, o que ela significa, como nós lidamos com ela hoje. Para que ela serve?

1) “Forma aberta” ou cinema poético: raízes, oportunidades, de onde vem, como utilizar, para que tipos de filmes / histórias / estéticas;

2) A “forma fechada” será explicada através de exemplos como O dia do Chacal;  o cinema épico com Europa, Europa, Lawrence da ArÁbia, Crepúsculo dos deuses; e a forma aberta / o cinema poético será explicado com A INFÂNCIA DE IVAN de A.Tarkovski;

3) Dramaturgia no cinema documentário – O HOMEM COM A CÂMERA, Humphrey Jennings (Diary  for Timothy ou Britain Calling), The End of Time, Nostalgia de la Luz e alguns dos meus filmes.;

4) Dramaturgia para séries: dramaturgia horizontal e vertical; explicada através de exemplos como Sherlock (BBC),  ReGenesis(série canadense),  Arne Dahl,  ‘Borgen’ (Dinamarca 2010-2013),  Miami Vice,  Homeland;

5) Dramaturgia em produções pós-modernas. A estética e dramaturgia pós-moderna são  baseadas em aspectos estéticos específicos: forma aberta, fuga da ilusão de realidade, jogo, citações, e outros a serem explicados nessa palestra. Ela não é desenhada acidentalmente, mas mais um tipo de arte conceitual na produção cinematográfica audiovisual.

II)     Prática dramatúrgica

De 16 a 18 de dezembro de 2013

Horário: das 18h30 às 21h00

Local: FACOM – sala a ser informada

Na sessão prática, nós discutiremos conceitos de filmes, trabalhando a análise de uma sequência específica de um dos filmes brasileiros ou internacionais contemporâneos que os estudantes poderão escolher;

Adicionalmente, os estudantes escreverão o primeiro conceito de um filme que eles gostariam de realizar, descrevendo antes de tudo sua aproximação ou conceito dramatúrgico ou estético.