Mario Carlón discute antropocentrismo e mediatização na contemporaneidade em conferência no PósCom/UFBA

Eventos / Notícia

No próximo dia 19 de novembro, a partir das 14h, o professor Mario Carlón, da Universidad de Buenos Aires, apresenta a conferência “Cuestiones contemporáneas. No antropocentrismo, mediatización, circulación del sentido y nuevos enunciadores”, no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura e  Contemporâneas (PósCom/UFBA), em Salvador (BA). O evento, que é gratuito, é organizado pelo Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço – LAB404 (PósCom/UFBA e INCT.DD).

Sobre a conferência
A conferência de Carlón traz, como questão central, “como os novos enunciadores, ou seja, indivíduos e grupos, constroem o coletivo hoje?”. A proposição é que o surgimento do contemporâneo implica na transformação sistêmica de um conjunto de aspectos característicos da modernidade e da pós-modernidade. Nesses períodos, o campo da mediação foi dominado pela presença da mídia de massa, o que trouxe um conjunto de transformações.

Essas mudanças exigem que se passe de paradigmas antropocêntricos para outros não antropocêntricos, que permitam pensar os discursos midiáticos e os novos enunciadores. A mídia de massa também se transformou: o sistema midiático massivo interage hoje com um sistema novo, baseado na internet, especialmente redes sociais, como o Facebook, o Instagram, o Twitter e o YouTube. Isso implica em novas formas de circulação de sentido, das redes aos meios de comunicação de massa e vice-versa.

MARIO CARLÓN é licenciado em Historia (Orientación Artes Plásticas) pela Facultad de Bellas Artes da Universidad Nacional de La Plata. Doutor en Ciencias Sociales pela Facultad de Ciencias Sociales da Universidad de Buenos Aires (2009). Professor de Historia (Orientación Artes Plásticas) pela Facultad de Bellas Artes da UNLP. Atualmente é Professor Titular da Cátedra Semiótica I (Semiótica de Redes) da Carrera de Ciencias de la Comunicación da Facultad de Ciencias Sociales da Universidad de Buenos Aires. Seu último livro é “Después del fin. Una perspectiva no antropocéntrica sobre la post-tv, el post-cine y YouTube”, publicado pela Editora Crujía, de Buenos Aires, em 2016.

:: SERVIÇO
Conferência “Cuestiones contemporáneas. No antropocentrismo, mediatización, circulación del sentido y nuevos enunciadores”
Professor Mario Carlón (Universidad de Buenos Aires)
Quando: 19 de novembro (terça-feira), a partir das 14h