Mediatização e Indústria de Mídia

Reúne estudos sobre as implicações das indústrias de mídia na mediatização da sociedade, em especial, da sociedade contemporânea, investindo na reflexão sobre os processos de conhecimento do campo de estudo da comunicação. A linha abriga estudos sobre indústria da mídia e do jornalismo em particular; estruturação, formatos e processos de criação, produção e oferta, inovações e práticas das indústrias de mídia e do jornalismo; políticas, estratégias e regulamentos da comunicação em geral e das indústrias de mídia em particular; análise do discurso de produtos e organizações jornalísticas; e processos de mediatização na cultura e na sociedade.

Giovandro Ferreira

Doutor e mestre em Ciências da Informação Medias, no Institut Français de Presse et Communication (Université Paris 2 Panthéon-Assas). Docente da Faculdade de Comunicação (UFBA). Pesquisador do CNPq. Áreas de pesquisa: Teorias da Comunicação, Teorias do Jornalismo e Análise do Discurso, história dos paradigmas da comunicação, história dos paradigmas do jornalismo.

Ivanise Hilbig de Andrade

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA).  Mestre em Estudos de Linguagens (UFMS). Docente da Faculdade de Comunicação (UFBA). Áreas de pesquisa: Teorias da Comunicação, Jornalismo Impresso, Produção de texto, Análise de Discursos e Semiótica.

Lia Seixas

Doutora e mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea. Docente da Faculdade de Comunicação (UFBA). Áreas de pesquisa: teorias do jornalismo, gêneros jornalísticos, narrrativa jornalística, jornalismo impresso, jornalismo digital, análise do discurso e pragmática da comunicação.

Maria Carmem Jacob de Souza

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Docente da Faculdade de Comunicação (UFBA). Áreas de pesquisa: sociologia da cultura, história dos campos de produção, circulação e consumo da ficção seriada das Industrias de mídia; autoria, estilo e processos de criação e gestão de produtos seriados audiovisuais; história e práticas de fãs de produtos seriados.

Othon Jambeiro

Doutor em Comunicação pela Politécnica Central de Londres, atual University of Westminster. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Estágio pós-doutoral em Comunicação na Universidade de Brasília. Professor Titular da Universidade Federal da Bahia. Áreas de pesquisa: políticas e estratégias de comunicação em geral e de indústrias de mídia em particular.