Comunicação e Cultura Digital

Agrega estudos sobre a sociedade contemporânea, enquanto massivamente conectada e baseada em dados e em ambientes digitais. As diversas abordagens no interior da linha se ocupam com interações, processos e estruturas tecnológicas, instituições e comportamentos sociais no contexto da digitalização e da datificação aceleradas do mundo contemporâneo. Reúne estudos de softwares; games studies; governança e a democracia digitais; dinâmicas sociocomunicativas nas redes sociais, sociabilidade, automonitoramento, identidade e formação do sujeito; formas de vigilância distribuída e as controvérsias em torno da privacidade; desafios teóricos e metodológicos da big data; Internet das coisas e as cidades inteligentes; jornalismo de dados.

André Lemos

Doutor em Sociologia pela Université Paris V (René Descartes), mestre em Política de Ciência e Tecnologia pela Coppe (UFRJ), pós-doutor pelas University of Alberta e Mcgill University no Canadá. Docente da Faculdade de Comunicação (UFBA). Pesquisador do CNPq (1A). Áreas de pesquisa: comunicação e sociologia, com ênfase em cibercultura.

Edson Fernando Dalmonte

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Docente da Faculdade de Comunicação (UFBA). Pesquisador do CNPQ. Áreas de pesquisa: Webjornalismo, Contrato de comunicação, Teorias da comunicação, Análise do discurso, Comunicação e Ética.

Leonor Graciela Natansohn

Doutora e mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea. Docente da Faculdade de Comunicação (UFBA). Áreas de pesquisa: cultura, comunicação, tecnologias digitais, relações de gênero.

José Carlos Ribeiro

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Docente do Instituto de Psicologia (UFBA), pesquisador associado ao Programas de Pós-graduação em Psicologia (UFBA). Áreas de pesquisa: Comunicação, com ênfase em Novas Tecnologias Digitais, cibercultura, sociabilidade, interações sociais, ciberespaço e processos psicossociais.

Marcos Palacios

Doutor em Sociologia pela University of Liverpool. Professor Titular de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia e Professor Catedrático Visitante na Universidade da Beira Interior (Portugal). Pesquisador do CNPq (1A). Áreas de pesquisa: ensino de Comunicação, webjornalismo, jornalismo comparado e novas tecnologias de comunicação.

Suzana Barbosa

Doutora e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA). Pós-doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. Áreas de pesquisa: jornalismo digital, jornalismo em base de dados, convergência jornalística.

Wilson da Silva Gomes

Doutor e mestre em Filosofia pela Universitas a Scte. Thomae (Roma). Professor Titular de Teoria da Comunicação na Universidade Federal da Bahia. Pesquisador do CNPq (1A). Estudos pós-doutorais em cinema na USP. Áreas de pesquisa: comunicação e política, democracia digital.