Comunicação e Cultura Digital

Agrega estudos sobre a sociedade contemporânea, enquanto massivamente conectada e baseada em dados e em ambientes digitais. As diversas abordagens no interior da linha se ocupam com interações, processos e estruturas tecnológicas, instituições e comportamentos sociais no contexto da digitalização e da datificação aceleradas do mundo contemporâneo. Reúne estudos de softwares; games studies; governança e a democracia digitais; dinâmicas sociocomunicativas nas redes sociais, sociabilidade, automonitoramento, identidade e formação do sujeito; formas de vigilância distribuída e as controvérsias em torno da privacidade; desafios teóricos e metodológicos da big data; Internet das coisas e as cidades inteligentes; jornalismo de dados.

André Lemos

Doutor em Sociologia pela Université Paris V (René Descartes), mestre em Política de Ciência e Tecnologia pela Coppe (UFRJ), pós-doutor pelas University of Alberta e Mcgill University no Canadá. Docente da Faculdade de Comunicação (UFBA). Pesquisador do CNPq (1A). Áreas de pesquisa: comunicação e sociologia, com ênfase em cibercultura.

Edson Fernando Dalmonte

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Docente da Faculdade de Comunicação (UFBA). Pesquisador do CNPQ. Áreas de pesquisa: Webjornalismo, Contrato de comunicação, Teorias da comunicação, Análise do discurso, Comunicação e Ética.

Elias Cunha Bitencourt

Doutor em comunicação pela Faculdade de Comunicação FACOM/UFBA, com estágio sanduíche no Milieux Center/Concordia University, Canadá (CAPES/PDSE 88881.135543/2016-1); professor permanente no Programa de Pós-graduação em comunicação (POSCOM/UFBA); professor Assistente em regime de dedicação exclusiva na Universidade do Estado da Bahia – UNEB (2009 -presente momento). Mestre em cultura e sociedade pelo Instituto de Artes e Humanidades IHAC/UFBA (2014), especialista em design de interfaces pela Unifacs (2004), graduado em Desenho industrial com habilitação em programação visual pela Universidade do Estado da Bahia (2003). Atua como pesquisador nos grupos Comunidades Virtuais/UNEB e Lab404/UFBA. Atualmente, dedica-se às investigações nos campos: sociologia digital, métodos digitais, cultura digital, Teoria Ator-Rede e New Materialism. Os principais objetos de interesse e pesquisa são: a mediação algorítmica e a dataficação do cotidiano mobilizadas pelas redes de Internet das Coisas (IoT) e plataformas digitais.

Leonor Graciela Natansohn

Doutora e mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea. Docente da Faculdade de Comunicação (UFBA). Áreas de pesquisa: cultura, comunicação, tecnologias digitais, relações de gênero.

José Carlos Ribeiro

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Docente do Instituto de Psicologia (UFBA), pesquisador associado ao Programas de Pós-graduação em Psicologia (UFBA). Áreas de pesquisa: Comunicação, com ênfase em Novas Tecnologias Digitais, cibercultura, sociabilidade, interações sociais, ciberespaço e processos psicossociais.

Marcos Palacios

Doutor em Sociologia pela University of Liverpool. Professor Titular de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia e Professor Catedrático Visitante na Universidade da Beira Interior (Portugal). Pesquisador do CNPq (1A). Áreas de pesquisa: ensino de Comunicação, webjornalismo, jornalismo comparado e novas tecnologias de comunicação.

Samuel Barros

Professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em Santo Amaro. Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD). Doutor e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA). Fez estágio doutoral no Center for Civic Media do Massachusetts Institute of Technology (MIT), com bolsa do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES). Áreas de pesquisa: democracia digital e consultas online; características sociotécnicas da esfera pública online; deliberação e circulação de conteúdos em ambientes digitais.

Suzana Barbosa

Doutora e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA). Pós-doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. Áreas de pesquisa: jornalismo digital, jornalismo em base de dados, convergência jornalística.

Wilson da Silva Gomes

Doutor e mestre em Filosofia pela Universitas a Scte. Thomae (Roma). Professor Titular de Teoria da Comunicação na Universidade Federal da Bahia. Pesquisador do CNPq (1A). Estudos pós-doutorais em cinema na USP. Áreas de pesquisa: comunicação e política, democracia digital.