I Seminário da Rede Nacional de Pesquisadores do CEADD / II Simpósio Internacional Brasil-Alemanha sobre Política e Internet

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (PósCom-UFBA) realiza dois eventos para tratar de objetos e questões relacionados à democracia digital. Nos dias 15 e 16 de outubro acontece o I Seminário da Rede Nacional de Pesquisadores do CEADD, um encontro restrito para discutir as pesquisas realizadas pela rede pesquisa que integra o Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital. Estarão presentes grupos de pesquisa da UFBA, UFC, UFAL, UFMG, PUC-Rio e IFTO. O evento acontecerá na Faculdade de Comunicação da UFBA e congregará 22 especialistas em democracia digital de 6 estados.

Nos dias 17 e 18 de outubro acontecerá o segundo evento, o II Simpósio Internacional Brasil-Alemanha sobre Política e Internet, que nesta edição tem como tema a “Democracia na Era Digital”. O evento contará com 10 apresentações, distribuídas em 4 mesas redondas, de pesquisadores brasileiros e alemães. O evento é aberto ao público e acontece nas dependências do Instituto Cultural Brasil-Alemanha (ICBA) de Salvador. Entre outros temas, será abordado os desafios e perspectivas da democracia digital (ver programação completa no arquivo em anexo). O evento é uma correalização do ICBA, PósCom e Faculdade de Comunicação da UFBA através do CEADD. No primeiro dia do evento (17), será lançada a coletânea Do Clique à Urna: Internet, Redes Sociais e Eleições no Brasil, organizada por Jamil Marques, Rafael Cardoso Sampaio e Camilo Aggio (baixe aqui).

 democracia2