GJOL realiza minicurso sobre jornalismo audiovisual online

GJOL realiza minicurso sobre jornalismo audiovisual online

Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online (GJOL), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação (FACOM | UFBA), realiza entre os dias 27 de março e 03 de abril de 2017 o minicurso “Jornalismo Audiovisual Online: panorama, fundamentos e tendências”. Com carga horária de 20 horas, a atividade é destinada aos estudantes e profissionais da área de comunicação que estão interessados em compreender as funções, narrativas e desenvolvimentos de formatos do vídeo online.

Durante o curso, serão apresentados conceitos, ferramentas básicas para a produção, edição, distribuição e circulação da informação audiovisual online. O vídeo online representa um desafio para a produção de conteúdos nas plataformas digitais, uma vez que as empresas de comunicação têm utilizado o recurso como forma de diversificar seus produtos, atrair um público mais jovem e promover inovações.

O minicurso será conduzido por dois membros do GJOL que pesquisam a produção jornalística audiovisual em redes digitais. O professor Washington José de Souza Filho, que ministra disciplinas no curso de Jornalismo na Facom/Ufba ligadas ao telejornalismo e televisão brasileira, fez doutorado na Universidade Beira Interior (Covilhã, Portugal) sobre mudanças das rotinas de edição no telejornalismo pela convergência digital. Já o doutorando Adalton dos Anjos Fonseca, mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA), pesquisa as inovações promovidas pelo jornalismo imersivo nas plataformas digitais.

As inscrições para o minicurso serão realizadas até o dia 24 de março de 2017 ou até que o limite de 36 vagas seja completado. A taxa de inscrição será de R$ 50 para estudantes e R$ 80 para profissionais. Serão destinadas 4 vagas gratuitas para estudantes da Facom/Ufba, que serão preenchidas segundo as normas da universidade. As aulas serão realizadas entre 18h30 e 21h30, na Facom/Ufba, no campus de Ondina. Haverá emissão de certificados.

Minicurso “Jornalismo Audiovisual Online: panorama, fundamentos e tendências”
Data: 27 de março até 03 de abril de 2017, das 18h30 às 21h30.
Local: Faculdade de Comunicação (FACOM | UFBA), Campus de Ondina.
Inscrições: https://goo.gl/m6EgXR (até o dia 24 de março ou até o limite de 36 vagas)
Valor: R$ 50 para estudantes e R$ 80 para profissionais
Público-alvo: Estudantes e profissionais da área de comunicação

Jornalismo-audiovisual-online-panorama-fundamentos-e-tendências1