ENTRE O POLÍTICO, O ETNOGRÁFICO E O ARTÍSTICO: pesquisador argentino discute documentário latino-americano na Facom-UFBA

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Faculdade de Comunicação da UFBA (PósCom) recebe no mês de julho o pesquisador argentino Javier Campo. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Buenos Aires (Argentina) e pesquisador do CONICET (Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas), Javier também é editor da revista Cine Documental.

Em sua visita ao Póscom o pesquisador oferece o Minicurso “Teorias do cinema documentário da América Latina: encruzilhada com o político, o etnográfico e o artístico” nos dias 17, 18 e 19/07 (de terça a quinta-feira) com o objetivo de problematizar o documentário, enquanto registro cinematográfico e discurso social, através de uma análise das teorias, diferentes estilos autorais e as modalidades dadas em momentos históricos específicos, com destaque para a contribuição dos estudos políticos, artísticos e antropológicos.

Encerrando o ciclo de atividades do minicurso, o professor realizará uma Conferência “Documentário latino-americano: etnográfico, político, artístico?”, no dia 20 de julho, às 18h, com entrada franca, sujeita à lotação do espaço.

SERVIÇO

Quando: 17, 18 e 19/07 (de terça a quinta-feira), das 18h às 21h
Inscrições gratuitas
Local: Sala 6 da Facom/UFBA

Conferência “Documentário latino-americano: etnográfico, político, artístico?”
Quando: 20/07 (sexta-feira), às 18h
Local: Sala 6 da Facom/UFBA

Mais informações: www.lafposcom.com.br | lafposcom@gmail.com

Programa do Minicurso

17/07 (terça-feira): O documentário como um estudo de diferentes culturas: Estudos Etnográficos

18/07 (quarta-feira): O documentário como ferramenta de transformação e discussão política: Estudos Políticos

19/07 (quinta-feira): O documentário como representação do trabalho criativo artístico: Estudos Artísticos

SOBRE JAVIER CAMPO

Javier Campo é doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Buenos Aires (Argentina) e pesquisador do CONICET (Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas). Co-diretor da revista Cine Documental e editor associado da Latin American Perspectives. Membro do Centro de Investigación y Nuevos Estudios sobre Cine (FFyL-UBA), campo também atua na UNICEN (UNICEN – Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires) como professor de Estética Cinematográfica e diretor do Departamento de História da Arte (Facultad de Arte, UNICEN).