Cenas musicais negras no Sul Global: Pós-Africanidades, Performatividades de Gênero e Cosmopolitismos Periféricos

Apresentaremos os marcos de um estudo amplo sobre cenas musicais negras desenvolvidas no atual contexto urbano brasileiro. Pretende-se analisar a reconfigurações das identidades raciais tendo como ponto de partida o consumo da música popular e a configuração de novos estilos como estratégias reflexivas para a negociação das subjetividades e das relações de poder nos territórios da cidade. Na dramatização de diversas linguagens e na reconfiguração de processos alternativos comunicativos, é possível perceber a materialização de diferentes performatividades de gênero relativas a uma pós-africanidade e a uma sensibilidade cosmopolita periférica, que demarcam novas dinâmicas políticas e estéticas no espaço do Sul Global.

Luciana Xavier de Oliveira é professora  da UFABC  – Universidade Federal do ABC, Doutora em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense.

Atividade do TRACC (Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação) http://tracc-ufba.com.br/
Data: 27 de agosto de 2019
Local: Auditório da FACOM/UFBA