LAF no Congresso UFBA 2024

Notícia

LAF no Congresso UFBA 2024

O Laboratório de Análise Fílmica (LAF) marca presença no Congresso UFBA 2024 com a apresentação de investigações na área de cinema atualmente desenvolvidas por integrantes do grupo de pesquisa coordenado pelos professores Guilherme Maia (LAF/Pepa) e José Francisco Serafim (LAF/Nanook). Ao longo do Congresso serão apresentadas quatro mesas coordenadas e três comunicações com resultados de projetos de iniciação científica (PIBIC).

A programação do LAF tem início no dia 26/11 (terça), às 13h30, no PAF III com a apresentação de resultados de um projeto de pesquisa que realizou um mapeamento crítico do papel da canção popular em filmes contemporâneos produzidos na América Latina e na África e premiados em festivais de cinema africanos e latino-americanos. O projeto coordenado pelo professor Dr. Guilherme Maia teve participação de Pamela Ane Melo SouzaPaulo Henrique Castro e Tami Hasse com o objetivo geral de verificar se há musicalidades compartilhadas entre essas obras contemporâneas chanceladas pelas mais importantes instâncias de legitimação – os festivais – e até que ponto elas propõem (ou não) poéticas contra-hegemônicas.

Ainda na terça-feira, às 16h, no Auditório INCT (Facom) será realizada a primeira mesa coordenada Cinema e Migração: narrativas em memória no cinema que partem da intersecção entre documentário e migração e conta com apresentações de: Diana Reis sobre o filme Let’s Talk (Marianne Khoury, 2019), e a forma como a cineasta egípcia resgata memórias de sua mãe pela oralidade; Grace Stolze sobre a animação Cor da Pele: Mel (Jung Sik Jun e Laurent Boileau, 2012); Mateus de Oliveira com um filme do cineasta chileno Patricio Guzmán e Renato Meira sobre o filme 21 Gramas (Alejandro G. Iñárritu, 2003), abordando as tensões afetivas de um diretor estrangeiro pela primeira vez trabalhando em Hollywood.

No dia 28/11, a programação continua na Facom/UFBA, dessa vez, com duas mesas simultâneas às 13h30. A mesa Cinema e Migração: trânsitos humanos no documentário, que acontece no Auditório do INCT, e dá continuidade às discussões da mesa do dia 26/11 com apresentações de: Dr. José Francisco Serafim sobre o filme La flaca Alejandra (1957), da cineasta chilena Carmen Castillo; Morgana Gama sobre a obra Nationalité: immigré (1975), do cineasta mauritano Sidney Sokhona; Liliane Mutti sobre o filme O marinheiro das montanhas (2021), de Karim Aïnouz e Felipe Alencar com uma reflexão sobre o No intenso agora (2017), documentário de João Moreira Salles. A outra mesa acontece na Sala 11 e com título Gêneros cinematográficos: demandas teórias, críticas e estéticas propõe uma discussão sobre gêneros cinematográficos (musicais, comédias e policiais), especialmente, em cinemas feitos na África e na América Latina. A mesa conta com a participação de Leandro Afonso, Jusciele Oliveira, Lucas Ravazzano, Victoria Santana e Marina Tarabay.

Encerrando a participação do LAF no Congresso UFBA 2024, será realizada às 16h, na Sala 9 da Facom, a mesa Canção Popular e Cinema: poéticas latino-americanas contemporâneas em que discute, de modo mais amplo e contextualizado, etapas e perspectivas futuras do projeto de pesquisa cujos resultados foram apresentados no primeiro dia.

Serviço:
LAF no Congresso UFBA

Quando: 26 e 28/11 (terça e quinta)
Onde: UFBA – PAF III (Sala 101 e 313) e Facom (Auditório do INCT, Sala 11 e Sala 9)
Quanto: Gratuito
Mais informações em: https://laf.poscom.ufba.br/laf-no-congresso-ufba-2024/