26/10/2015 – II Seminário Internacional Estudos de Televisão Brasil França Testemunhas, Media, Identidades

Confira a Programação do II Seminário Internacional Estudos de Televisão Brasil França Testemunhas, Media, Identidades

O Grupo de Pesquisa em Análise de Telejornalismo e o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas/UFBA realizam no dias 26 e 27 de outubro, na Faculdade de Comunicação da UFBA, o II Seminário Internacional Estudos de Televisão Brasil França Testemunhas, Media, Identidades. Organizado no âmbito do PIMI\Patrimoines-Images-Médias-Identités –  um acordo de cooperação científica entre os dois países aprovado pelo Centre National de la Recherche Scientifique CNRS, na França – o evento teve a sua primeira edição realizada na Maison Méditerranéenne des Sciences de l’Homme (Aix-Marseille Université), em Aix-de-Provence, em abril deste ano.

A segunda edição do evento, que tem por tema “Testemunhas, media e identidades”, contará com a presença de pesquisadores de televisão de várias partes do Brasil e da França e promoverá, sobretudo, uma discussão sobre a relação entre testemunho e identidade na história televisiva dos dois países, conforme programação abaixo. O evento é gratuito e aberto ao público interessado, as inscrições serão feitas na hora ou antecipadamente pelo e-mail <estudosdetelevisao@gmail.com> e haverá certificado para aqueles que tiverem 75% de presença.

Programação / Programme

Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA

Dia 26 de outubro de 2015 (segunda-feira/lundi)

13H30 ABERTURA/OUVERTURE

Evelyne Cohen (LARHRA) e Itania Gomes (PósCom/UFBA), coordenadoras/coordinatrices do Projet Institucional de Cooperátion ScientifiquePICS 06714 / Patrimoines-Images-Médias-Identités (PIMI)

Guilherme Maia, coordenador/directeur PósCom/UFBA

14H30 PAINEL TEMÁTICO 1. CARTOGRAFIAS DAS TESTEMUNHAS / PANEL THÉMATIQUE 1. CARTOGRAPHIE DES TÉMOINS

Marie-France Chambat-Houillon: A la recherche du témoin à la TV/ À procurada testemunha na TV.

Itania Gomes, Valéria Vilas Bôas e Juliana Gutmann: Construções de identidade do repórter-testemunha na TV brasileira / Constructions de l’identitédu reporter-témoin à la télévision brésilienne

Evelyne Cohen: Le témoin (ordinaire) aux fondements de la vérité del’information à partir des journaux télévisés des années cinquante à nos jours / Atestemunha comum como fundamento da verdade da informação nos telejornais dos anos cinquenta aos dias atuais.

Coordenação / Présidence de séance: Fernanda Maurício

16H15: PAUSA CAFÉ /PAUSE CAFÉ

16H30 PAINEL TEMÁTICO 2. TESTEMUNHO E HISTÓRIA DE VIDA / PANEL THÉMATIQUE 2. TÉMOIGNAGE ET HISTOIRE DE VIE

Vera Regina França e Fabíola Souza: História de vida e testemunho na TV: a revelação dosofrimento em público / Histoire de vie et témoignage à la télé: la révélation dessouffrances en public.

Anne-Marie Granet-Abisset: De la visibilité à la présence silencieuse : lestémoins ‘ordinaires’ à la télévision des années 60 à nos jours / Da visibilidade àpresença silenciosa : as testemunhas “comuns” na televisão dos anos sessentaaos dias atuais.

Fernanda Mauricio: Está é minha vida: testemunho, experiência e história de vida na TV brasileira / Ça c’est ma vie : témoignage, expérience et histoire devie à la télévision brésilienne.

Présidence de séance/ Coordenação: Marie-France Chambat-Houillon

27 de outubro de 2015 (terça-feira/mardi)

9H REUNIÃO CIENTÍFICA DO PIMI / RÉUNION SCIENTIFIQUE DE PIMI

Obs.: atividade restrita aos pesquisadores envolvidos no projeto PIMI/ activitérestreinte aux chercheurs impliqués dans le projet PIMIPausa para almoço/ pause déjeuner

14H PAINEL TEMÁTICO 3. TESTEMUNHA, CELEBRIZAÇÃO E VIDA ORDINÁRIA / PANEL THÉMATIQUE 3. TÉMOIN, CELEBRITIZATION ET LA VIE ORDINAIRE

Maryline Crivello: Témoins et acteurs ordinaires de l’Histoire vivante /As testemunhas e atores comuns da História Viva

Isabelle Gaillard: Le petit commerçant, témoin ‘ordinaire’ de la “révolution” dela distribution pendant les Trente Glorieuses” / O pequeno comerciante,testemunha ‘comum’ da ‘revolução’ da distribuição durante os Gloriosos Trinta

Igor Sacramento: O espetáculo do trauma: narrativas testemunhais decelebridades sobre o bullying num programa de TV / L’spectacle du trauma: destémoingnages de célébrités sur le bullying sur une émission de télévision

Ana Paula Goulart: Patologias da memória: testemunhos, mídia e velhice /Pathologies de la mémoire: témoignages, médias et vieillesse

Coordenação/ Présidence de séance: Vera Regina França

16H: PAUSA CAFÉ / PAUSE CAFÉ

16H15 PAINEL TEMÁTICO 4. ESTRATÉGIAS DO TESTEMUNHO PANEL THÉMATIQUE 4. STRATÉGIES DU TÉMOIGNAGE.

Véronique Ginouvès e Graziela Mello Viana: L’identité des anonymes :enjeux des enquêtes orales et rôle du témoin / A identidade dos anônimos: osmecanismos da entrevista oral e o papel da testemunha

Elizabeth Bastos Duarte: Entre a comemoração e a autopromoção: ostestemunhos do fazer televisual / Entre célébration et auto-promotion: lestémoignages de la production télévisuelle

Maria Lília Dias de Castro: Papel da testemunha na construção da identidadeem publicidade/ Le rôle du témoin dans la construction de l’identité dans la publicité

Présidence de séance/ Coordenação: Anne-Marie Granet-Abisset